O Rio Grande do Sul registra desde a semana passada grande volume de chuva. O aguaceiro retirou pessoas de casa, causou estragos em plantações e afetou diversos serviços básicos, como abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica. Conforme balanço divulgado pela Defesa Civil na quarta-feira (16), 5,6 mil moradores ainda não haviam retornado para suas residências.
Além da Defesa Civil e das prefeituras dos municípios, algumas entidades também estão realizando campanhas para arrecadar doações para as famílias castigadas pela chuvarada. Abaixo, veja como ajudar:
Central de Doações da Defesa Civil
Quem mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e não pode se deslocar até as cidades atingidas pelo aguaceiro pode entregar os objetos na Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na Capital.
A central aceita alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e agasalhos, mas não recebe material de construção.
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1.501, nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Nesse período de mau tempo, a central funciona de segunda-feira a domingo, das 8h30min às 18h.
Telefones: (51) 3288-6781 ou (51) 3212-2675
Corpo de Bombeiros
Os quartéis do Corpo dos Bombeiros Militar de todo o Estado estão recebendo mantimentos para encaminhar aos desabrigados. Conforme as unidades recebem as doações, os lotes são enviados aos municípios em situação de emergência.
Os principais produtos arrecadados nos quartéis são alimentos, água potável, colchões, material de higiene e limpeza, fraldas geriátricas e infantis e roupas de roupas de cama, mesa e banho.
Cruz Vermelha
A regional da Cruz Vermelha Brasileira no Rio Grande do Sul (CVBRS) também está recebendo doações. Os produtos podem ser encaminhados às unidades da Cruz Vermelha nos municípios.
O órgão pede a doação de água potável, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal e colchões.
Sede em Porto Alegre: Avenida Independência, 993, Independência. Funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Telefone: (51) 3311.5140
Alegrete
Em Alegrete, na Fronteira Oeste, o município mais afetado pelo mau tempo, a prefeitura está concentrando o recebimento de matérias. Alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene, materiais de construção, colchões e roupas estão entre os principais objetos que podem ser doados.
Local: Rua Major João Cezimbra Jaques, 200, bairro Medianeira. Os produtos podem ser entregues das 8h às 22h.
Telefone: (55) 9 9147-7276
São Gabriel
Em São Gabriel, as doações estão sendo centralizadas na Secretaria de Assistência Social. A Defesa Civil do município informou que a comunidade conseguiu suprir a necessidade de produtos de limpeza e de higiene pessoal. No momento, as principais necessidades são colchões e fogões.
Local: Rua 12 de Outubro, s/nº, Menino Jesus/Cohab
Telefone: (55) 3232-3699 - (55) 3232-2672
Dom Pedrito
A prioridade de doações no município é de colchões e produtos de limpeza.
Local: As doações estão sendo recebidas no Rancho Farroupilha Antônio Cândido da Silva Neto, na Rua Borges de Medeiros, e na Secretaria de Assistência Social, na Rua Duque de Caxias, 1401, das 7h30min às 13h30min.