As prefeituras de Caçapava do Sul, na Campanha, e Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste, decretaram situação de emergência em razão dos temporais que atingem as duas regiões desde a semana passada. Treze cidades da região já emitiram o decreto.
Na madrugada desta quarta-feira (16), os municípios mais atingidos pelos alagamentos causados pela enxurrada foram Bagé e Dom Pedrito, ambos na Campanha. Em Bagé, segundo a Defesa Civil municipal, choveu 84 milímetros em duas horas à noite passada. Duas famílias foram retiradas de casa pelos Bombeiros por segurança.
Em Dom Pedrito, choveu 60 milímetros em meia hora. Os bairros mais afetados foram São Gregório e Vila Sete Casas. Uma família foi retirada da residência nesta madrugada. No entanto, sete famílias já estavam em um abrigo do município pela enxurrada da semana anterior. Segundo a Defesa Civil da Fronteira Oeste, a chuva desta madrugada não chegou a impactar o nível do Rio Santa Maria, em Dom Pedrito. O Rio Ibirapuitã, em Alegrete, segue baixando.
Milhares fora de casa
De acordo com o último relatório da Defesa Civil, divulgado no final da manhã desta quarta-feira, há 4.615 pessoas fora de casa na Fronteira Oeste e Campanha. São 3.233 desalojadas, que estão em casas de amigos ou parentes, e 1.382 desabrigadas, que foram levadas para ginásios ou barracas montadas pelo Exército.
Nível dos rios
A situação que mais preocupa é a do Rio Uruguai, em Uruguaiana, que continua em elevação. O nível nesta manhã estava em oito metros e 84 centímetros, considerado em cota de inundação. A tendência é que o nível aumente ainda mais, já que o Uruguai está recebendo as águas da região, principalmente do Rio Ibicuí. Apesar disso, o número de afetados em Uruguaiana não aumentou nas últimas horas.
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil Estadual está entregando materiais de ajuda humanitária. Um caminhão chegou durante a madrugada em Alegrete com doações recebidas em Porto Alegre. Além de Alegrete, outras cidades afetadas na região irão receber as cestas básicas.
Cidades em emergência
Até o momento, 13 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis, Uruguaiana, Caçapava do Sul e Barra do Quaraí.
Ontem, o governador Eduardo Leite assinou os decretos de situação de emergência de três municípios afetados pelas enchentes da semana passada: Alegrete, São Gabriel e Uruguaiana. O decreto é válido por seis meses e os municípios têm prazo de 10 dias para apresentar relatórios de danos. Ao todo, 17 cidades foram atingidas.
Como ajudar
- A Defesa Civil estadual orienta que as pessoas que querem fazer doações aos moradores de municípios mais afetados devem procurar as prefeituras dessas cidades.
- Quem mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e não pode se deslocar até essas cidades, pode entregar os objetos na Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.
- Produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis estão entre os artigos de maior necessidade.
- Em caso de adversidade ou para mais informações, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.