O número de pessoas fora de casa em decorrência dos temporais da semana passada caiu. São 4.663 pessoas fora de casa, sendo 3.249 desalojadas, que estão em casas de amigos ou parentes, e 1.414 desabrigadas, que foram levadas para ginásios ou barracas montadas pelo Exército. Na tarde desta segunda-feira (14), eram 4.983 pessoas fora de casa na região.
De acordo com o major Rinaldo Castro, coordenador da Defesa Civil da Fronteira Oeste, a prioridade é a conclusão dos processos de decretação de situação de emergência nos municípios atingidos, prestando suporte técnico às prefeituras e destinando equipes para agilizar a documentação. Há ao menos quatro municípios que devem emitir o decreto, mas ainda não elaboraram a documentação. Três pessoas morreram no Estado em decorrência dos temporais da última semana.
Nível dos rios
O nível do Rio Uruguai segue subindo lentamente e atualmente está em 8,7 metros em Uruguaiana. A previsão é de tempo instável na região nesta terça-feira e nos próximos dias, aumentando o alerta. A Prefeitura de Uruguaiana já determinou a preparação de abrigos para retirar famílias de casa, se for necessário.
Em Alegrete, o nível do Rio Ibirapuitã está baixando, atualmente em 12,25 metros acima do nível normal.
Cidades em emergência
Até o momento, 11 cidades gaúchas já decretaram situação de emergência: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana.
Falta de luz
Na manhã desta terça-feira, 2,5 mil clientes da RGE ainda estavam sem abastecimento de energia elétrica em Alegrete. Parte dos desligamentos ocorre por razão de segurança e parte pela impossibilidade de acesso aos locais pelas equipes devido às cheias.
Como ajudar
- A Defesa Civil estadual orienta que as pessoas que querem fazer doações aos moradores de municípios mais afetados devem procurar as prefeituras dessas cidades.
- Quem mora em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e não pode se deslocar até essas cidades, pode entregar os objetos na Central de Doações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.
- Produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e alimentos não perecíveis estão entre os artigos de maior necessidade.
- Em caso de adversidade ou para mais informações, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.