A trégua da chuva e a presença do sol na Fronteira Oeste deram alívio aos moradores que estão sofrendo com os reflexos dos temporais e enxurradas das últimas semanas. Entre a tarde desta segunda-feira (21) e a manhã desta terça (22), 5.618 pessoas conseguiram retornar para suas residências.
A maioria é morador de Alegrete, cidade mais atingida pelas chuvas. Por volta das 17h de segunda-feira, o município tinha 5.527 pessoas fora de casa. Na manhã de hoje, o número reduziu para 292.
Segundo a Defesa Civil, além de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana também têm moradores fora de casa. Em Quaraí, são 375 desalojados e 55 desabrigados. Já em Uruguaiana, são 77 desalojados e 17 desabrigados.
Reunião em Brasília
Até o momento, 17 cidades decretaram situação de emergência devido às chuvas das últimas semanas. Para buscar recursos federais para os municípios, uma comitiva de prefeitos foi a Brasília nesta terça-feira (22).
Também foi realizada uma reunião no Palácio Piratini entre a Defesa Civil, prefeitos e representantes de Alegrete, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel e Uruguaiana. Os sete municípios já tiveram os decretos de emergência homologados pelo governo gaúcho. A documentação foi enviada para o governo federal, mas ainda precisa ser reconhecida pela União.
Nível dos rios
O nível da maioria dos rios segue baixando na Fronteira Oeste. O Ibirapuitã, em Alegrete, está em 11,05 metros, sendo que a cota de inundação é de 10 metros. Já o Rio Uruguai está estabilizado em 9,25 metros, enquanto a cota de inundação é de 8,6 metros.