O segundo grupo de venezuelanos que virá ao Rio Grande do Sul no processo de interiorização do governo federal chega ao Estado no começo da tarde desta quarta-feira (12). Os 201 migrantes saíram de Boa Vista por volta das 9h no horário de Brasília – 8h em Roraima.
A previsão do Ministério do Desenvolvimento Social é de que o voo da Força Aérea Brasileira chegue ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entre 13h30min e 14h. Segundo a prefeitura de Canoas, os migrantes vão almoçar no aeroporto e serão levados para a cidade em um ônibus locado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Em Canoas, os grupos ficarão em um apart-hotel, onde os quartos são equipados com cozinha, banheiro, ar-condicionado e televisão.
O acordo de cooperação entre o governo federal, a ONU e a prefeitura prevê repasse de R$ 1,2 milhão para Canoas. A verba é destinada à contratação de profissionais e serviços necessários para o auxílio dos venezuelanos por seis meses, prazo máximo para que eles fiquem no alojamento.
Os primeiros 125 venezuelanos encaminhados para o Rio Grande do Sul chegaram há exatamente uma semana, no último dia 5, e estão morando em um alojamento em Esteio. Assim que chegou, o grupo foi recebido com um jantar na Igreja Apostólica do Brasil. O primeiro dia foi marcado por agradecimento dos migrantes pela acolhida.
Mais de 700 migrantes no RS
Já foi confirmada a chegada de mais de 700 venezuelanos a municípios do Rio Grande do Sul. Canoas deve receber, no total, 425 migrantes, e, Esteio, 221. Nesta semana, foi confirmada também a chegada de cerca de 80 pessoas a Cachoeirinha. Outro grupo, de aproximadamente 50 migrantes, irá para Chapada, no norte do RS.