O governo federal confirmou que o município de Cachoeirinha, na Região Metropolitana, será a quarta cidade gaúcha a receber venezuelanos que hoje estão em Roraima. Cerca de 80 migrantes devem ser encaminhados para um alojamento no município.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, foi a própria prefeitura que se colocou à disposição de receber o grupo após ouvir o apelo do governo federal.
— Eu soube da intenção do prefeito Miki Breier em ajudar. Falei com ele e me confirmou a disposição de receber 80 refugiados na cidade. Estamos vendo alguns detalhes — informou.
O Executivo municipal está tomando providências para a chegada dos venezuelanos em cerca de duas semanas. O dono do imóvel onde o grupo ficará está fazendo alguns ajustes, como pintura e pequenos reparos no espaço. Além da parceria com a iniciativa privada, a prefeitura espera contar com entidades religiosas para receber os migrantes.
— Este é um prédio parecido com um apart hotel. Conversamos com o proprietário e ele se interessou em fazer parte do movimento. Também já estamos em contato com a Pastoral do Migrante, da Igreja Católica, para que possam dar um apoio. A nossa cidade foi construída por pessoas de tudo que é lado. Estamos contentes em ser solidários — afirmou o prefeito.
O perfil dos migrantes que devem chegar à cidade ainda está sendo definido. Nesta segunda-feira (10), equipes do Ministério do Desenvolvimento Social e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) entrarão em contato com a prefeitura para acertar os detalhes.
Mais de 700 migrantes no RS
Já foi confirmada a chegada de mais de 700 venezuelanos a municípios do Rio Grande do Sul. Em Esteio, também na Região Metropolitana, 125 pessoas já estão alojadas, e outras 96 devem ser encaminhadas nos próximos dias.
Ainda neste mês, outros 425 venezuelanos serão encaminhados para Canoas, e cerca de 50 irão para Chapada, no norte do Estado.