O pequeno município de Chapada, no norte do Estado, com 9,3 mil habitantes, será o terceiro do Rio Grande do Sul a receber venezuelanos. A Casa Civil do governo federal confirmou que um grupo entre 40 e 50 migrantes será levado ao município.
Foi a própria prefeitura que ofereceu ajuda para receber os venezuelanos. Conforme o prefeito, Carlos Alzenir Catto (PDT), a cidade tem espaço para receber o grupo, além de vagas em creches e vagas de trabalho.
— A maior parte da nossa população é de filhos de imigrantes, de pessoas que saíram da Europa quando a situação não estava muito boa. Nada mais justo do que fazermos esta opção humanitária. Esse pessoal está passando por necessidades e temos condições de recebê-los. Além disso, aqui na cidade há vagas de emprego na área rural e em fábricas — explica.
A Casa Civil confirmou que a própria prefeitura solicitou o encaminhamento do grupo para a cidade. Conforme o governo federal, o perfil solicitado é de famílias com crianças e adultos que possam trabalhar na agricultura, construção civil e fábricas de calçados e costura.
A previsão é de que o grupo seja transportado de Roraima para Porto Alegre no próximo dia 25, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois, eles deverão ser levados pelo Exército até o município de Chapada – a 328 quilômetros da Capital.
Todos já estarão com a situação regularizada no país, com carteira de trabalho e vacinados contra doenças que circulam no Brasil. O governo federal ficará responsável pela alimentação dos migrantes.
Segundo o prefeito, o grupo ficará em uma escola desativada que fica na Linha São Roque, interior do município. O local já está sendo preparado para receber os migrantes:
— A escola vai passar por limpeza e pintura, mas são ajustes pequenos. Várias pessoas já estão interessadas em ajudar. Eu conheço a população da minha cidade, sabia que iriam acolher este povo. Somos todos vizinhos, no fim das contas — diz.
Primeiros venezuelanos chegam ao RS nesta quarta
Os primeiros venezuelanos que virão ao Rio Grande do Sul devem chegar na noite desta quarta-feira (5). A previsão é de que o avião chegue às 19h25min em Porto Alegre. Depois, os 125 migrantes seguirão para Esteio, onde ficarão em um alojamento. No total, 646 venezuelanos serão distribuídos entre cinco alojamentos de Esteio e Canoas.