O avião com o primeiro grupo de venezuelanos que virá ao Rio Grande do Sul – dentro do projeto de interiorização do governo federal – saiu na manhã desta quarta-feira (5) de Boa Vista, em Roraima. O voo estava previsto para partir às 8h, mas saiu logo depois das 9h devido ao mau tempo. A chegada dos 125 migrantes está prevista para 19h25min no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
No total, 204 venezuelanos estão no voo da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará escala em Brasília e em São Paulo, onde ficará parte do grupo. Depois que o voo chegar à capital gaúcha, 125 migrantes serão levados até Esteio em um ônibus do Exército.
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, acompanham o grupo.
“Voo da FAB que partirá em alguns minutos está completamente lotado de refugiados venezuelanos. Há também uma pequena equipe de apoio, na qual nos incluímos, com representantes do Governo Federal, ONU e outras entidades. Previsão de chegada em Porto Alegre às 19h25min”, publicou o prefeito em sua conta no Twitter, por volta das 9h.
Assim que chegar a Esteio, o grupo de migrantes será recepcionado na Igreja Apostólica do Brasil, onde será servida uma janta. Depois, os venezuelanos serão levados para o alojamento onde vão ficar.
A previsão inicial era de que o grupo chegasse ao Estado em 6 de setembro, mas a vinda foi antecipada devido ao cronograma nacional de transporte de migrantes para vários pontos do país. No total, o Rio Grande do Sul receberá 646 venezuelanos, que serão distribuídos entre cinco alojamentos de Esteio e Canoas.
Canoas irá receber 425 deles, no bairro São José, e outros 221 vão ser hospedados em Esteio, no bairro Tamandaré. Os próximos voos estão previstos para os dias 11, 13 e 18.