Um dia após o temporal com ventos superiores a 100 km/h que assustou os gaúchos por volta das 4h30min da madrugada de domingo (23), 107 mil imóveis seguem sem energia elétrica nesta segunda-feira (24). Os dados se referem à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), RGE e a RGE Sul. Pela manhã de domingo, o somatório chegou a 340 mil imóveis.
De acordo com novo boletim divulgado pela CEEE, por volta das 5h30min 84 mil clientes da companhia seguiam sem energia. Mais da metade desses imóveis são de Porto Alegre e Região Metropolitana (45 mil). A segunda região mais atingida foi a de Pelotas e Rio Grande, onde havia 17 mil imóveis. Segundo a companhia, são regiões em que reparos complexos na rede elétrica resultam em poucos pontos com o abastecimento restabelecido, portanto o número de clientes sem luz tendem a diminuir mais lentamente nas próximas horas. A empresa promete um novo boletim às 10h30min desta segunda-feira.
No final da tarde de domingo, RGE e RGE Sul divulgaram os números de clientes com falta de energia elétrica. Eram 5 mil clientes sem energia elétrica na área da RGE, sem concentração em um único local, e 18 mil na área da RGE Sul, sendo a maioria nas regiões Metropolitana e dos Vales. Segundo nota das companhias, "as duas empresas (RGE e RGE Sul) estão totalmente mobilizadas no atendimento aos clientes desde o início do temporal, trabalhando para normalizar o fornecimento de energia no menor tempo possível."
Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal contabilizou 14 ocorrências, a maioria de destelhamentos e quedas de árvores. Os bairros mais atingidos foram Rubem Berta, Sarandi, Santa Tereza e Vila Nova. Apenas uma das ocorrências (um destelhamento) registrou uma pessoa ferida, mas sem gravidade.
A Defesa Civil estadual, por sua vez, mantém o alerta para temporais até a manhã de segunda-feira. Às 18h30min de domingo, os dados eram os mesmos divulgados em um boletim no início da tarde: foram contabilizados ocorrências com danos materiais em pelo menos oito municípios atingidos: Alvorada, Canoas, Charqueadas, Gravataí, Pelotas, Porto Alegre, São Lourenço do Sul e São Gabriel. Em São Lourenço do Sul uma família ficou desalojada após destelhamento. Em São Gabriel, além de ventos fortes e quedas de árvores, o ginásio municipal foi danificado.
Segundo a Somar Metereologia, a semana será de muita chuva na próxima semana em todo o Estado. Porém, os vendavais não devem se repetir. A temperatura diminui frente à semana passada, mas pouco. Nesta segunda-feira, Porto Alegre deve ter chuva a qualquer hora do dia, e o calor deve chegar a 27ºC. Também chove em Caxias do Sul, na Serra, que deve marcar máxima de 24ºC; as cidades litorâneas de Torres e Xangri-Lá recebem a chuva, mas devem registrar temperaturas mais altas, de 29ºC e 28ºC, respectivamente.