A chuva e as fortes rajadas de vento que atingiram o Rio Grande do Sul durante a madrugada deixam pelo menos 340 mil pontos sem energia elétrica na manhã deste domingo (23). Os dados se referem à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), RGE e a RGE Sul.
De acordo com a CEEE, durante a madrugada, o número de pontos afetados pela falta de luz chegou a superar os 300 mil. As áreas mais atingidas foram a Região Metropolitana, em cidades como Porto Alegre, e a metade sul do Estado, especialmente Pelotas e Rio Grande. Equipes da companhia estão atuando para tentar normalizar o fornecimento, mas ainda não há prazo para que o serviço seja totalmente restabelecido.
A RGE informou que 18 mil clientes sem energia elétrica no Estado, principalmente em Gravataí, Taquara e cidades no entorno de Caxias do Sul. Já a RGE Sul, são 45 mil pontos sem luz especialmente na Região Metropolitana. Devido à falta de luz, alguns pontos do Estado também estão sem água, porque não há energia elétrica nas estações de bombeamento. Em Porto Alegre, há problemas na região das ilhas, e pontos das zonas norte, leste e sul.
Na Capital, na Rua Angelo Passuelo, bairro Vila Nova, na Zona Sul, um telhado de zinco com uma armação de ferro, que servia de cobertura para uma quadra de futebol, soltou-se e voou para cima da casa ao lado, de propriedade da servidora pública federal Leonir Fortes, 62 anos. Nem a goleira resistiu à força do vento. A moradora, que não se feriu, chamou a Defesa Civil durante a madrugada. A residência recém-reformada de Leonir estava totalmente molhada na manhã deste domingo, com goteiras e infiltrações nas paredes. A retirada do telhado que se desprendeu deverá ser iniciada ao longo do dia.
Em uma obra na região da ponte sobre o Rio Caí, em Nova Santa Rita, na BR-386, o telhado de um local que armazenava equipamentos foi arrancado pelo vento, e alguns materiais caíram na estrada. Os detritos já foram retirados da via.
Também em Porto Alegre, houve registro de queda de árvores na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte, na Rua Artur Rocha, no bairro Auxiliadora, e na Rua Tamandaré, na Zona Sul. Galhos caíram próximo ao cruzamento da Rua Vicente da Fontoura com a Avenida Princesa Isabel.