A Defesa Civil emitiu alerta, no início da noite deste sábado (22), para a possibilidade de ventos intensos e queda de granizo no Rio Grande do Sul entre este domingo (23) e segunda-feira (24). Os maiores danos podem ser registrados nas regiões Sul, Oeste e Norte, conforme o órgão.
Ainda assim, o comunicado diz: “Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, para as regiões Sul, Oeste e Norte do estado”.
Conforme o Centro de Operações de Defesa Civil (Codec), o volume de chuva no Estado não deve ser elevado, mas, sim, moderado no período.
A possibilidade de mau tempo no Estado também aparece em aviso divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado do órgão cobre apenas o sul do Estado e cita a possibilidade de “chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 Km/h), e queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. O alerta do Inmet é apenas para este domingo.
Alerta vermelho no Uruguai
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) disparou alerta de “tempestades severas para o sudoeste e parte do sul do país”. O aviso, que cita precipitações mais elevadas, cobre todo o fim de semana no Uruguai.
As tempestades já castigaram Montevidéu no sábado (22). Pedras de granizo, do tamanho de ovos, danificaram diversas residências e forçaram inclusive a interrupção de uma partida entre dois times de futebol, o Nacional e o Liverpool, pelo campeonato uruguaio.
Segundo informações do site Uol, a partida foi interrompida quando o Nacional vencia por 1 a 0, no primeiro tempo. O granizo tornou impossível a continuação do jogo. Uma forte chuva irrompeu, com muito granizo, e obrigou o árbitro a paralisar a partida, que terá disputados, outro dia, os 32 minutos que restam a jogar.
Postagem do Nacional no Twitter tem fotos do momento em que a partida foi interrompida. Veja: