A passagem do inverno para a primavera bagunçou o que se espera da cada estação. Se o sábado (22), último dia do frio, foi marcado por sol e calor, na madrugada tudo mudou: fortes rajadas de vento despertaram os porto-alegrenses e deixaram cerca de 340 mil pontos do Estado sem energia elétrica neste domingo (23), conferindo um cenário cinza ao primeiro dia oficial da primavera.
A mudança brusca se deve a uma frente fria vinda do Uruguai que avançou pelo Estado, espalhando raios e chuva. Na madrugada, a ventania atingiu em cheio Canguçu, na região Sudeste, por onde passou a 109 km/h. Mostardas, no Litoral Leste, registrou ventos de 103 km/h.
Porto Alegre teve rajadas mais moderadas, que passaram a 80 km/h, suavizando o calor. A máxima de sábado foi 32,9ºC na Capital, mas deve cair para 29ºC neste domingo, de acordo com a Somar. A menor temperatura registrada nesta manhã foi em São José dos Ausentes, na região nordeste do Estado, com 12,6ºC. Todo o Rio Grande do Sul deve registrar pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia.
O cenário vai exigir que os gaúchos permaneçam com o guarda-chuvas a postos durante a semana. Na segunda-feira (24), Porto Alegre deve ter chuva a qualquer hora do dia, e o calor deve chegar a 27ºC. Também chove em Caxias do Sul, na Serra, que deve marcar máxima de 24ºC; as cidades litorâneas de Torres e Xangri-Lá recebem a chuva, mas devem registrar temperaturas mais altas, de 29ºC e 28ºC, respectivamente.
O aguaceiro só deve dar uma trégua a partir de quinta-feira (27), quando a chuva fica concentrada no extremo norte do Estado. Ainda que pause no próximo final de semana, deve retornar: a previsão é de que a primavera no Rio Grande do Sul seja marcada por chuva acima da média, trazendo risco de granizo, transbordamento de rios, deslisamentos e alagamentos.