A recuperação da pista da freeway começa a ser feita no fim da manhã desta terça-feira (25). Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o objetivo inicial será tapar os principais buracos.
A empresa Neovia vai começar os trabalhos pela ponte do Guaíba e seguir em direção a Osório. A ação foi denominada como Operação Buraco Zero.
Serão dois anos e quatro meses de contrato, ao custo de R$ 90,88 milhões. A recuperação da pista ocorrerá nos 98 quilômetros entre a ponte do Guaíba, em Porto Alegre, até a RS-030, em Osório.
Caberá à empresa também fazer a roçada e poda eventual nos acostamentos. Sobre a quantidade de lixo acumulado às margens da freeway, deverão ser feitas duas limpezas para recolher o material deixado de forma irregular na rodovia. Porém, o Dnit alerta que não haverá coleta de resíduos rotineira e que, assim como ocorre em todas as rodovias administradas pela autarquia, é proibido colocar lixo em rodovias federais.
Há duas semanas, a União repassou R$ 8,7 milhões para o Dnit usar na manutenção das BRs gaúchas. O montante é metade do valor pedido pela autarquia no Estado e será distribuído entre os contratos em vigor, entre eles, o da freeway.
A rodovia estava há 82 dias sem conservação rotineira de pista, desde que houve o fim do contrato entre a Triunfo Concepa e a Agência Nacional de Infraestrutura de Transportes (ANTT). A rodovia recebia ações emergenciais do Dnit, que se utilizava de sobra de material da antiga concessionária para tapar os maiores buracos.
Já o contrato com a construtora Conpasul, que ficará responsável por recuperar os outros 23 quilômetros da BR-116 e da BR-290, entre Porto Alegre e Guaíba, no antigo trecho administrado pela Concepa, ainda não foi assinado e o serviço não tem data para recomeçar.