Depois que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou liminar que devolvia à Triunfo Concepa a responsabilidade pelos 121 quilômetros da freeway e da BR-116, de Osório a Guaíba, a manutenção do trecho volta a depender exclusivamente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Pela previsão do departamento, o contrato com a empresa que venceu a licitação para obras de recuperação só deverá ser assinado no fim do mês. O problema é que a autarquia não tem dinheiro para investir na rodovia.
Na quinta-feira (16), decisão do juiz Marcelo Albernaz, de Brasília, levou em conta que a retomada do serviço pela Concepa "comprometeria atos já praticados pela administração pública". A Justiça federal chegou a determinar que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), devolvesse a concessão à Concepa até a tarde desta sexta-feira (17).
O governo federal segue aguardando posicionamento do Piratini para saber se a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) irá assumir a administração do trecho. Não há previsão, porém, para o problema da concessão da rodovia ser solucionado.