1. Crise no RS
Com folga, o governo do Estado conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019, prevendo o congelamento de gastos com custeio e salários – inclusive para os poderes Judiciário e Legislativo.
2. Venda de ações
Uma venda de ações investigada por Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público de Contas e Polícia Federal é muito rara. É essa a situação do Banrisul, provocada pela venda de 2,9 milhões de papéis ordinários (com direito a voto) por R$ 52,5 milhões em 27 de abril.
3. Judiciário
O ministro corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Otávio de Noronha, determinou a abertura de procedimento para apurar as condutas dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e também do juiz federal Sergio Moro.
4. Conta de luz
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (10), isenção do pagamento de conta de luz para famílias de baixa renda. Para ter direito ao benefício, o consumidor terá de receber até meio salário mínimo e o seu consumo mensal terá de ser de até 70 kWh.
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Resgate
Um dos mergulhadores que atuaram no histórico resgate dos garotos e de seu técnico na Tailândia publicou na terça-feira imagens que mostram bastidores do trabalho no interior da caverna.
6. Copa do Mundo I
Se a França garantiu vaga na terça-feira (10), Croácia e Inglaterra lutam hoje por um lugar na decisão da Copa marcada para o meio-dia de domingo (horário de Brasília), em Moscou. A partida começa às 15h (também de Brasília) e terá transmissão da RBS, do SporTV e da Fox Sports.
7. Copa do Mundo II
Uma multidão tomou conta das ruas da capital francesa logo após a vitória por 1 a 0 sobre a Bélgica, na noite desta terça (no horário francês). Milhares de torcedores celebraram a vitória em alguns dos mais famosos cartões postais de Paris — e do turismo internacional.
8. Precatórios
O programa Compensa-RS completa três meses e meio com 69 pedidos de adesão — uma média de um a cada 36 horas. As solicitações partiram de 60 empresas, com a oferta de R$ 406,4 milhões em precatórios para abater débitos com a Receita Estadual.
9. Criminalidade
Em meio à apresentação dos dados da criminalidade do primeiro semestre deste ano, o secretário Cezar Schirmer criticou a decisão da Justiça que permite a volta de 17 líderes de facções para o RS – que estão em prisões federais.
10. Previsão do tempo
A massa de ar polar que atua sobre o Rio Grande do Sul intensifica o frio em todas as regiões entre a quarta (11) e a quinta-feira (12). Embora a previsão seja de tempo seco na maior parte do Estado, o Litoral Norte pode ter chuva fraca no decorrer do dia.