Passados mais de três meses da entrega de um prédio ao Instituto Geral de Perícias (IGP) - que faz a emissão de carteiras de identidades em Santa Maria - os primeiros atendimentos na nova unidade começaram a ser realizados. Mas, o processo para ter acesso ao serviço ainda é o mesmo: por meio de agendamento. A nova estrutura ainda não atua com toda a capacidade prevista, já que dos dois computadores instalados no local, apenas um está em funcionamento. Há mais de um ano e meio, a atividade é feita de forma improvisada junto ao Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com Marguet Mittmann, diretora do Departamento de Perícias do Interior, os atendimentos no novo prédio dependem da boa qualidade da rede de internet que viabiliza o sistema de emissão dos documentos. Enquanto o problema de rede não for solucionado, os atendimentos serão oferecidos nos dois endereços - junto ao IML na Rua Floriano Peixoto, centro da cidade e na Rua Gaspar Martins, no bairro Medianeira, ambos por meio de agendamento prévio:
— Enquanto estivermos nesse processo de transição, os dois vão funcionar concomitantemente. Importante que a sociedade saiba que ainda vai ser com delimitação de atendimento e fornecimento de senha. A comunidade ainda precisa ligar e agendar o seu atendimento.
Ainda conforme Marguet, os primeiros testes começaram ainda na última sexta-feira (20). Técnicos já trabalham para resolver o problema e a expectativa é que de que o serviço seja concluído em até três semanas. Quando estiver em funcionamento completo, a nova unidade deve contar um uma estrutura de quatro a cinco computadores para atingir um maior número de atendimentos que possam ser feitos sem o agendamento prévio. A diretora reforça que no mês de maio foram emitidos 890 documentos na estrutura improvisada junto ao IML, já no novo prédio a expectativa é até duplicar a quantidade de carteiras de identidade emitidas:
— Muito em breve essa carência será sanada e não vamos mais precisar atender como forma de agendamento. Teremos um atendimento ao público imediato e com aumento na quantidade de carteiras que serão emitidas.
Local e serviço
O IGP atua na sede do IML, que fica na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, desde dezembro de 2016. De acordo com a médica legista e coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias do IGP, Maria Ângela Zucchetto, a estrutura permite uma média de 50 atendimentos no dia.
O agendamento deve ser feito por telefone, todos os dias da semana, até que sejam ocupadas todas as vagas. O telefone para agendamentos é o (55) 3223-2730.
Por conta da redução nos atendimentos em Santa Maria, foi permitido que a documentação possa ser feita também em Santiago, São Sepé ou Cachoeira do Sul. Depois, a carteira pronta é entregue no posto de Santa Maria.