O governo do Estado fez a entrega do prédio do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) em Santa Maria ao Instituto Geral de Perícias (IGP) que faz a emissão de carteiras de identidade no município. Há quase um ano e meio, o serviço é feito de forma improvisada junto ao Instituto Médico Legal (IML). O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (12), pelo governador José Ivo Sartori, em uma cerimônia de entrega de viaturas à Brigada Militar na cidade.
Na manhã desta sexta-feira (13), a diretora do Departamento de Perícias do Interior do IGP, Marília da Costa Ribas, informou à reportagem de GaúchaZH, que ainda não há data para fazer a transferência dos serviços para o novo endereço, na rua Gaspar Martins. Mas, adiantou que o instituto já conhece as dependências do local, o que deve facilitar a mudança. Na próxima semana, devem ser definidos os detalhes da transferência.
O IGP atua na sede do IML, que fica na Rua Floriano Peixoto, no centro de Santa Maria, desde dezembro de 2016. De acordo com a médica legista e coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Perícias do IGP, Maria Ângela Zucchetto, no antigo endereço, na Rua Alberto Pasqualini, eram feitos cerca de 140 documentos de identidade por dia. Agora, a estrutura permite uma média de 54 atendimentos no dia.
O agendamento deve ser feito por telefone, todos os dias da semana, até que sejam ocupadas todas as vagas. No momento, os meses de abril e maio estão preenchidos e novos agendamentos somente podem ser feitos a partir de maio para o mês de junho.
Por conta da redução nos atendimentos em Santa Maria, foi permitido que a documentação possa ser feita também em Santiago, São Sepé ou Cachoeira do Sul. Depois, a carteira pronta é entregue no posto de Santa Maria.