Equipes da Defesa Civil de Tupanciretã, na Região Central, realizam ao longo desta quarta-feira (13), visitas as 560 residências que foram atingidas por um temporal de granizo. A chuva de granizo da madrugada de terça-feira (12) durou cerca de cinco minutos e deixou um rastro de estragos pelo município. O objetivo, a partir de agora, é identificar quais os danos causados e quantas famílias precisarão de suporte para reconstrução das casas. Com isso, será possível estimar um valor dos prejuízos deixados pelo temporal.
Prédios públicos e escolas também foram danificados. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Tupanciretã, Gustavo Simões Lírio, a prefeitura fará apenas um decreto municipal de emergência, para justificar os gastos da administração com o suporte às famílias atingidas:
— Esse decreto vai ser só a nível municipal para justificar os gastos elevados que estamos tendo com a compra de materiais como lona e brasilites. Nós não vamos buscar recursos estaduais porque não atingimos o índice estipulado para solicitar esses valores.
As aulas na rede pública, que tinham sido canceladas, nesta terça foram retomadas. As famílias que se cadastraram junto à prefeitura por terem registrado prejuízos em casa já foram atendidas emergencialmente e receberam lonas.