1. Redução no preço do diesel
A Petrobras irá reduzir em 10% o preço do litro do diesel nas refinarias a partir desta quinta-feira (24), com expectativa de que a ação traga impacto de cerca de R$ 0,25 ao consumidor final. A medida terá validade de 15 dias – após esse período, o valor normal será retomado gradativamente. A decisão foi tomada em meio à greve dos caminhoneiros, que afeta setores essenciais como o de transporte e serviço público.
2. Horário reduzido nos ônibus
Devido à dificuldade de abastecimento de combustível em decorrência da paralisação de caminhoneiros que bloqueiam rodovias, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) autorizou que as empresas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana passem a operar com a tabela horária de sábado nos horários de menor movimento. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira (23).
3. Desabastecimento nos postos
Diante do protesto de caminhoneiros que impede o transporte de combustível das refinarias às revendas, a reportagem de GaúchaZH percorreu nesta quarta-feira (23) 17 postos de Porto Alegre. A maioria ainda tem combustível, mas alguns locais já estão com tanques secos. Também há registro de desabastecimento no interior.
4. Alerta nos aeroportos
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, pode ter problemas de abastecimento para as aeronaves a partir de quinta-feira (24), devido ao protesto de caminhoneiros mobilizados contra a alta nos preços dos combustíveis em todo o Brasil. A Fraport, que administra o aeroporto, informou que os fornecedores de combustível previstos não conseguiram chegar ao local nesta quarta-feira (23).
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Inter
O Inter irá apresentar oficialmente, após o treinamento desta manhã (24), Rodrigo Caetano como novo diretor-executivo de futebol. Pela primeira vez em sua história, o clube contará com um profissional sem qualquer ligação com o Beira-Rio sendo remunerado para ser um dos comandantes do departamento de futebol. O dirigente assinou um contrato até o final de 2019 com o clube.
6. Grêmio
Após a vitória sobre o Defensor, os jogadores do Grêmio se reapresentam às 15h30min desta quinta-feira. Renato irá iniciar a preparação para o jogo contra o Ceará, no próximo domingo.
7. Mensalão tucano
O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) se entregou à Polícia Civil de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (23). Por determinação da Justiça, ele não vai para uma prisão comum.
8. Prisão de Delúbio
O juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, determinou nesta quarta-feira (23) a prisão do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado na Operação Lava-Jato. A medida foi tomada após decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, que rejeitou o último recurso em segunda instância e determinou a execução provisória da pena de seis anos de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro.
9. Benefícios suspensos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu, nesta semana, o auxílio-doença de 2.127 beneficiários gaúchos que não agendaram perícia até segunda-feira (21). Dos 3.180 convocados por edital no Rio Grande do Sul, apenas 1.053 (33%) agendaram a perícia e, portanto, tiveram o benefício mantido. No Brasil, dos 59.118 convocados por edital, 45.578 tiveram o auxílio-doença suspenso, o que representa 77% do total.
10. Previsão do tempo
A madrugada desta quinta-feira (24) registrou temperaturas baixas que favorecem a formação de geada no Rio Grande do Sul, especialmente na Serra. Embora com tempo firme, a intensificação da massa de ar frio deixa o dia gelado na maior parte do Estado, e potencial para temperaturas ainda mais baixas que nos dias anteriores. As mínimas mais baixas da madrugada, segundo a Somar Meteorologia, ocorreram em Serafina Corrêa (0,8°C), Vacaria (1,5°C), Cambará do Sul (2°C), São José dos Ausentes (2,9°C) e Canela (3°C).