Agentes da Brigada Militar e oficiais de Justiça deram início, na manhã desta quarta-feira (23), a operação para reintegração de posse de uma área de cinco quilômetros na RS-118, em Sapucaia do Sul. O mandado de reintegração, que engloba 320 famílias que vivem às margens da rodovia deve ser totalmente concluído nos próximos dias. Até o final da manhã, duas residências já haviam sido desapropriadas. Além disso, alguns prédios comerciais também foram destruídos.
Conforme o comandante da Brigada Militar de Sapucaia do Sul, tenente-coronel Vladimir Luis Silva da Rosa, a operação ocorreu no km 5 da rodovia. Não houve confronto durante a ação. Em alguns casos, somente parte da residência foi destruída, porque apenas uma pequena área ocupava o terreno pertencente ao governo do Estado.
Recentemente, oficiais de Justiça e policiais foram até o local notificar as famílias. Além disso, um ferro-velho que existia na região também foi reintegrado ao Estado.
A ação ocorre porque o governo do Estado tem interesse em dar sequência às obras de duplicação da RS-118, no trecho de Sapucaia do Sul. No início deste mês, em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Humberto Canuso, garantiu que as obras para duplicação da RS-118, na Região Metropolitana, ficarão prontas até o final deste ano.
Canuso afirmou que os trabalhos são prioridade para o governo gaúcho e que são realizados em diversas frentes.