A licitação que irá escolher quem vai construir um novo viaduto na RS-118 recebeu três propostas nesta segunda-feira (2). Uma pelo consórcio de empresas Engedal e Premold, e outras duas pela Construtora Cidade e pela Sogel Construtora.
O viaduto será erguido no quilômetro 1 da RS-118, sobre a linha do Trensurb, passando por sobre a Avenida Presidente Vargas, em Sapucaia do Sul. Após verificar a documentação apresentada pelas empresas, a Comissão de Licitação irá agorá analisar as propostas financeiras apresentadas. A construção deverá ser realizada em 10 meses ao custo de até R$ 4,88 milhões.
Essa é mais uma obra que está prevista para acabar depois do prazo dado pelo governo do Estado para concluir a duplicação da RS-118. A outra é a duplicação do trecho entre os quilômetros 0 e 5, em Sapucaia do Sul.
As obras entre Gravataí e Sapucaia do Sul começaram em julho de 2006. Mas só passaram a apresentar avanço, de fato, a partir de 2011. A duplicação parou nos últimos meses de 2014 e só foi retomada em 2017.
Obras em andamento:
- Duplicação do lote 1, do km 11 ao 21;
- Duplicação do lote 2, do km 05 ao 11;
- Recuperação da pista velha entre os km 5 ao 11;
- Construção do acesso ao viaduto da Avenida Itacolomi;
- Construção do viaduto da Avenida Marechal Rondon;
- Construção de elevada sobre o poliduto da Transpetro;
- Sinalização da nova pista.
Licitação em andamento:
- Macaquemento (elevação) do viaduto da RS-020;
- Projeto de construção de seis passarelas;
- Construção de viaduto sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca;
- Duplicação do lote 3, do km 0 ao 5;
- Viaduto do trensurb.
Licitação que ainda precisa ser realizada:
- Pontes do Arroio Sapucaia.