O motorista de uma van escolar de Caxias do Sul é um dos três indiciados pelo roubo do veículo em novembro do ano passado. O indiciamento inclui ainda o crime de extorsão, porque os bandidos entraram em contato com a dona da van para oferecer a devolução do veículo mediante pagamento.
Em 24 de novembro, quatro crianças iam para a escola Caldas Junior, no bairro Petrópolis, quando um carro interceptou a van. Um homem armado passou a ameaçar as crianças e fez com que o motorista seguisse até o bairro Serrano, mas todos foram liberados sem ferimentos. O inquérito da Polícia Civil foi encaminhado nesta quarta-feira (17) à Justiça.
Segundo a Polícia Civil, o motorista tentou inviabilizar a investigação com informações desconexas, como o modelo errado do carro utilizado na interceptação. O titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas, Adriano Linhares, diz que sempre trabalhou com a linha de investigação de envolvimento do homem de 31 anos. À Polícia Civil, o motorista e o jovem de 19 anos que ameaçou as crianças admitiram participação no crime. Um terceiro suspeito, que ajudou na interceptação da van, não foi ouvido na investigação.
— Foi (uma investigação) desgastante. Foram várias diligências. O inquérito é robusto e não deixa dúvida da autoria de cada um — diz o delegado.
A van ainda não foi recuperada. Os nomes dos indiciados não foram divulgados pela Polícia Civil.