O projeto de regulamentação do transporte privado por aplicativos que será votado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul prevê a proibição de dois ou mais veículos por motorista. O texto é um substitutivo que altera a proposta original, protocolada pela prefeitura em maio.
Ao longo da tramitação, o projeto recebeu 21 emendas (sugestões de modificações) e 11 delas foram incluídas no substitutivo elaborado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), que analisa o tema. Além da emenda que restringe o número de carros por motorista, também foram incluídas vistorias anuais e permissão de viagens compartilhadas entre passageiros.
Leia mais:
Projeto de regulamentação do Uber voltará ao Executivo para correções
Projeto de regulamentação do Uber em Caxias já tem 21 modificações
Uber revela que hackers roubaram dados de 57 milhões de usuários
O serviço também deve fornecer à Secretaria de Trânsito, em tempo real, dados operacionais, como tempo e distância das viagens, e avaliação do motorista por parte dos passageiros. O projeto também exige que os carros tenham quatro portas, ar-condicionado e, no máximo, oito anos de fabricação. Caso o motorista seja penalizado com descadastramento por descumprimento das regas, o texto prevê o prazo de dois anos para que ele possa retornar ao serviço.
O substitutivo foi protocolado nesta quarta-feira (22), no lugar de outro que havia sido entregue no dia anterior e foi retirado. A Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) ainda vai analisar se o texto é constitucional. Caso o parecer seja favorável e nenhuma comissão solicitar revisão, caberá à Mesa Diretora da Câmara definir a data da votação em plenário.