Atento aos interesses dos usuários, GaúchaZH dá início nesta quinta-feira (23) a uma nova temporada de programas em vídeo produzidos exclusivamente para a plataforma. A partir do retorno do público, o portfólio da primeira temporada, disponível desde o lançamento do GaúchaZH, em setembro deste ano - cinco programas nativos do site e dois no Facebook _ passou por avaliação, que levou em conta resultados de audiência e o feedback dos usuários nos vídeos e nas redes sociais dos comunicadores. Seguindo a dinâmica do ambiente digital, a nova temporada prevê programas voltados a esportes, hardnews e hiperlocalismo.
- Nosso compromisso com os usuários é de desenvolver constantemente produtos que sejam relevantes e próprios para cada plataforma. E acompanhamos o desempenho de cada um. Além de garantirmos novidades ao público, é uma grande oportunidade de criação para nossos jornalistas - destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Depois de oito episódios, "Saia de Redação" - um dos programas com melhor desempenho de audiência e repercussão entre os usuários do site - termina sua primeira temporada, para ser retomado em fevereiro de 2018. No lugar dele, entra na grade "Bastidores do Pedro", com Pedro Ernesto Denardin.
No programa, exibido todas as quintas-feiras, o comunicador invade reuniões, empresas, ambientes curiosos que só ele tem acesso, para, com seu carisma, mostrar bastidores e histórias interessantes.
Outro programa em vídeo que será lançado nesta segunda fase é o "Jogo Rápido". A atração de esporte será apresentada por Eduardo Gabardo e Rodrigo Oliveira, que discutem a dupla Gre-Nal. A baixa temporada do futebol brasileiro nos meses de verão permitirá aos comunicadores abordar detalhes das contratações, demissões e preparativos na pré-temporada. O programa estará no ar sempre às quartas-feiras.
"É Isso Mesmo?" é a nova aposta voltada ao hardnews, que consiste em um programa que tem como mote a checagem da veracidade de fatos, dados e declarações. Produzido pela equipe de repórteres de GaúchaZH, estará disponível no site sempre às sextas-feiras. A estreia está prevista para 1º de dezembro. Além de vídeo, o programa poderá ser desdobrado em boletins na Gaúcha e matérias em Zero Hora impressa.
"GaúchaZH Explica" é outra novidade desta temporada. A partir de perguntas de usuários ou de questionamentos recorrentes na atualidade em sites de busca, a equipe do site buscará responder de uma maneira didática, por meio de uma animação de até 90 segundos elaborada pela equipe de vídeos de GaúchaZH, e narrada por vozes conhecidas da Gaúcha. O programa estará no ar sempre às segundas-feiras. A estreia está prevista para o dia 4 de dezembro.
Santaninha em podcast
O personagem Santaninha, interpretado por Duda Garbi e já conhecido do público, passará a fazer parte dos novos produtos disponíveis de GaúchaZH, a partir do "Podcast do Santaninha". Duas vezes por semana, em áudio, ele abordará temas relacionados ao Grêmio - mas que será de interesse de membros de todas as torcidas pela originalidade e irreverência do personagem. Para escutar, será necessário estar no site ou no aplicativo. O programa estará no ar às terças e quintas-feiras e a previsão de estreia é o início de dezembro.
Outra novidade desta temporada são as Cruzadinhas para desktop - até então, os usuários tinham palavras-cruzadas disponíveis no papel e no aplicativo ZH Jornal Digital - a fim de atender ao interesse dos usuários e seguindo benchmarkings mundiais. O serviço, diário, estará disponível aos usuários a partir de 27 de novembro.
Um colunista que passa a integrar o time de GaúchaZH - que soma cerca de 90 nomes cujas opiniões estão disponíveis em páginas especiais no site - é Eduardo Bueno. Peninha abordará temas ligados a atualidade, comportamento, de história à literatura, de Brasil a viagens, de memória a jornalismo. Um texto novo estará disponível toda sexta-feira, e a estreia será dia 24 de novembro.
Os programas da primeira fase "Mano a Mano" e "Pelas Ruas" serão mantidos no portfólio de vídeos de GaúchaZH. O bem-humorado "Gol Contra" segue até o final do Brasileirão.