Novo levantamento divulgado pela Defesa Civil aponta que 600 casas foram danificadas pelo mau tempo, entre quinta (16) e sexta-feira (17), no Rio Grande do Sul. Pelo menos nove cidades registraram transtornos.
Os problemas mais graves ocorreram em duas cidades no norte do Estado. Em Soledade, 300 imóveis foram destelhados pelo vento forte que atingiu a região. O total de postes que caíram ainda não foi contabilizado. Além disso, uma pessoa ficou ferida por causa do temporal. Em Marau, 190 casas foram destelhadas, sendo 150 por causa do temporal de quinta e 40 pelo temporal de sexta.
Na região da Serra, as cidades de André da Rocha, Bom Jesus, Nova Bassano, São Marcos e Vacaria registraram problemas. A Defesa Civil afirma que uma das mais atingidas é Vacaria. Um ginásio municipal caiu e 51 casas foram danificadas - três delas com perda total.
Nas Missões, Santo Ângelo é a única cidade com estragos causados pelo temporal, segundo a Defesa Civil. A chuva foi intensa em um período de, no máximo, 20 minutos. Quase metade da cidade chegou a ficar sem luz. O vento derrubou 34 casas e aproximadamente 50 árvores.
A pequena cidade de Lagoão, de aproximadamente 6,5 habitantes, no Vale do Rio Pardo, também foi atingida. A Defesa Civil da região recebeu relatos de danos na infraestrutura de aviários e de que pontes caíram.