A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) passa a ter, na segunda gestão de Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul, uma nova sigla. Passará a se chamar Semmas, com a inclusão da Sustentabilidade, termo que também entra no planejamento do novo secretário, Ronaldo Boniatti, ex-prefeito de Nova Pádua.
À frente da pasta de Recursos Humanos e Logística na primeira gestão de Adiló, Boniatti foi o entrevistado desta terça-feira (14) no programa Gaúcha Hoje e, entre outros assuntos, explicou como vai funcionar a divisão de tarefas com a recém-criada secretaria de Gestão Urbana:
— Estamos ainda organizando porque muitos dos serviços da Semmas vão passar para a Gestão Urbana, como a manutenção de parques, praças e jardins. Também vamos estabelecer, junto da equipe, novos planos, como o de ações climáticas e da biodiversidade.
Como responsabilidade da Semmas ficarão serviços como o do departamento de proteção ambiental e os licenciamentos ambientais que, segundo Boniatti, chegam a ser de, em média, de 4,2 mil por ano.
— É uma área muito requisitada pelo empreendedor e queremos dar agilidade. Temos também toda uma política de educação ambiental que vamos ter que ter mais atenção para melhorar os processos.
Canil deve ficar pronto em 2025, segundo secretário
Ainda para este ano, Boniatti quer entregar o Centro de Proteção Ambiental, que já tem terreno definido e obras que deveriam ter iniciado ainda em 2024. Com 200 mil metros quadrados na Linha Luciana, na Colônia Sertorina, próximo à Rodovia dos Romeiros, o novo canil está em fase de reestudo:
— Estou me apropriando do assunto, que teve divergências dentro do projeto e orçamentos. Vamos conduzir os esforços para que fique pronto ainda nesse ano.