O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no domingo (1º) atingiu 21 municípios, segundo relatório divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (2). Ijuí e Montenegro foram as cidades mais afetadas, com 300 casas destelhadas em cada uma.
Ao todo, 975 residências foram atingidas, mas este número irá aumentar, pois as prefeituras de Porto Alegre e Santo Ângelo ainda não informaram quantas residências tiveram prejuízos. Três famílias de Bagé, Uruguaiana e São Pedro da Serra precisaram deixar suas residências por causa do temporal.
Em Porto Alegre, as rajadas de vento ultrapassaram os 100km/h. Cinco pessoas ficaram feridas durante uma apresentação do Circo da Rússia. A estrutura do circo, que fica no bairro Praia de Belas, desabou. Além disso, parte do palco do conserto de primavera da Ospa, no Jardim Botânico, cedeu.
Uma pessoa morreu no domingo, quando uma árvore atingiu um carro na RS-155, entre Ijuí e Santo Augusto. O motorista foi identificado como Albino de Jesus, de 65 anos.
Já nesta segunda, uma motociclista morreu após ser por ser atingida por um fio de alta tensão na altura do pescoço em Sapiranga, no Vale do Sinos. A vítima trafegava por uma rua do bairro Amaral Ribeiro, onde um poste estava caído. A motociclista não viu o fio e acabou sendo atingida. A vítima ainda não foi identificada.
A Defesa Civil informa que segue acompanhando a situação em conjunto com os municípios, oferecendo toda ajuda necessária aos órgãos de segurança das localidades atingidas. Qualquer informação ou pedido de auxílio podem ser encaminhados através do telefone 199.
Municípios atingidos:
Arroio do Meio
Bagé
Cachoeira do Sul
Canudos do Vale
Ernestina
Harmonia
Ijuí
Júlio de Castilhos
Lajeado
Mato Queimado
Montenegro
Porto Alegre
Santa Cruz do Sul
Santo Ângelo
Santo Augusto
São Miguel das Missões
São Pedro da Serra
Soledade
Tupanciretã
Uruguaiana
Venâncio Aires