O forte temporal que atingiu Porto Alegre na noite de domingo (1º) teve rajadas de vento que chegaram a mais de 100km/h. A ventania resultou em árvores e postes de energia elétrica caídos, o que causou o bloqueio de vias em alguns bairros.
O secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, afirmou, em entrevistaao programa Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (2), que o maior problema é a quantidade de galhos de árvores e de lixo que foram espalhados pelo vento. Segundo ele, o trabalho de desobstrução das vias é feito desde cedo, e o fornecimento de energia elétrica e o abastecimento de água devem ser normalizados nos bairros atingidos até o início da tarde.
– Esse é o temporal mais severo desde janeiro de 2016. Na Avenida Nilo Peçanha, um guapuruvu saudável de 12 metros de altura tombou com o vento. A ventania derrubou até mesmo as árvores saudáveis – disse o secretário.
Segundo Rosário, a Defesa Civil trabalhou durante toda a madrugada orientando e ajudando pessoas que tiveram suas residências atingidas. Ele alerta que, em caso de necessidade, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ligar para o Centro Integrado de Comando da Capital, no número (51) 3289.5179.
– A prefeitura está tomando medidas para ajudar as pessoas que tiveram suas residências atingidas pelo temporal – garantiu Rosário.