A forte chuva que atingiu Pelotas, no sul do Estado, no fim da tarde desta sexta-feira (27), causou transtornos e estragos em alguns bairros do município. Conforme o Corpo de Bombeiros, durante o temporal, que ganhou força por volta das 18h, uma árvore caiu em cima de um carro, no cruzamento das ruas Garibaldi e Três de Maio, no bairro Porto, próximo ao centro da cidade. No momento do incidente, duas pessoas estavam dentro do veículo, mas nenhuma delas ficou ferida com o impacto. Equipes da corporação estão no local atuando para desobstruir a via.
O granizo também causou problemas na cidade. Até o momento, pelo menos quatro casas sofreram problemas de destelhamento parcial em razão da chuva de gelo, segundo o coordenador da Defesa Civil em Pelotas, Paulo Darci dos Santos.
— Até agora, recebemos pedido de lona para quatro casas que tiveram estragos causados pelo granizo. Três delas no bairro Porto e uma no bairro Navegantes — disse dos Santos.
Agentes da Defesa Civil do município trabalham no auxílio aos moradores afetados pela chuvarada. Além do granizo, os alagamentos, principalmente nos bairros Porto e Navegantes, também causam transtornos.
Até o momento, não há relato de desabrigados ou desalojados. Na Rua Cândido Portinari, no bairro Areal, uma mulher grávida teve que ser retirada da casa onde mora, pois a água invadiu o imóvel. Ela foi encaminhada para residência de parentes. No entanto, os outros moradores da casa parcialmente alagada permanecem no local.
O número de afetados pelo temporal desta sexta-feira em Pelotas pode aumentar, pois a Defesa Civil segue atendendo a chamados na noite desta sexta-feira.
O perfil oficial do Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre informou que pode chover forte nas próximas horas em alguns bairros da Capital. O órgão destacou que não se descarta a possibilidade de vento moderado e forte e queda de granizo de maneira isolada.