1. Supremo Tribunal Federal decide soltar José Dirceu
Por três votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na terça-feira, libertar o ex-ministro José Dirceu, preso pela Operação Lava-Jato. O petista estava preso desde 3 de agosto de 2015 no Complexo Médico-Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Ele foi condenado pelo juiz Sergio Moro por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Ao mesmo tempo em que concederam a liberdade, os ministros da 2ª Turma do STF atribuíram a Moro, responsável pelas duas condenações contra Dirceu na primeira instância, definir as medidas cautelares que serão impostas ao petista. O julgamento começou na semana passada, mas foi interrompido para ampliar o prazo para que os advogados de Dirceu e o Ministério Público Federal (MPF) pudessem se manifestar. Veja como votaram os ministros na sessão.
2. Show de Paul McCartney em Porto Alegre é confirmado; confira data e preços
Depois de especulações desencontradas sobre a data e o início da venda de ingressos para o segundo show de Paul McCartney em Porto Alegre ouriçarem seus fãs, a informação agora é oficial: no dia 13 de outubro o eterno beatle voltará ao palco do Estádio Beira-Rio, local da histórica apresentação de 7 de novembro de 2010. As entradas começam a ser vendidas a partir do dia 8 de maio, à 0h. Os clientes do cartão Elo contarão com pré-venda exclusiva entre os dias 5 e 6 de maio de 2017, começando no dia 5, à 0h01min pela internet e às 10h na bilheteria oficial, e finalizando no dia 6 de maio, às 23h59min. Além da Capital, primeira parada no Brasil, o músico passará por São Paulo (dia 15, no Allianz Parque), Belo Horizonte (dia 17, no Mineirão) e Salvador (no dia 20, Fonte Nova).
3. Como atuam consultores no governo do prefeito Nelson Marchezan
Os primeiros meses da gestão do prefeito Nelson Marchezan (PSDB) em Porto Alegre trazem as marcas de uma consultoria contratada para auxiliar o município a alterar pontos fundamentais da administração. Por trás de medidas como a reforma administrativa, a revisão dos gastos públicos e a definição de objetivos a serem alcançados em cada secretaria, está a Falconi Consultores de Resultado, que, nas últimas décadas, construiu um pequeno império dentro e fora do Brasil aplicando dois conceitos básicos aos setores público e privado: estabelecimento de metas e meritocracia. Reforma administrativa, metas e revisão de gastos: como atuam consultores no governo Marchezan.
4. Saiba o que fazer se você perdeu o prazo de entrega da declaração do IR
Os trabalhadores que não declararam o Imposto de Renda 2017 até sexta-feira passada já estão sujeitos à multa pela falta de pontualidade. A orientação da Receita Federal é que se faça a prestação de contas o quanto antes para, além disso, não se ter pendências no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Neste ano, não é necessário baixar um novo programa ou aplicativo para enviar a declaração atrasada. Quem já tem a ferramenta no computador terá apenas uma atualização automática quando for iniciá-la. Os atrasados terão de preparar o bolso para uma multa mínima de R$ 165,74. Além dessa taxa, para quem tem imposto a pagar, há acréscimo de 1% sobre o valor a ser pago a cada mês de atraso. O valor total pode alcançar até 20% do imposto devido. Saiba o que fazer se você perdeu o prazo de entrega da declaração.
5. Grêmio busca classificação antecipada em Calama
O Grêmio tenta garantir nesta quarta, às 19h30min, classificação antecipada à próxima fase da Libertadores. Em Calama, o time de Renato enfrenta o Iquique e um empate garante automaticamente o tricolor nas oitavas. Em boa fase, Barrios será titular.
6. Inter treina, e goleiros são reavaliados
O Inter treina nesta quarta para final do Gauchão, que será em Caxias, contra o Novo Hamburgo. Com problemas de lesão no elenco, o departamento médico irá reavaliar a situação dos goleiros Marcelo Lomba e Danilo Fernandes. Isso porque, se os dois não puderem atuar, o time terá de ir a campo com um atleta de linha para a decisão.
7. Chuva deve atingir boa parte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira, áreas de instabilidade podem provocar chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Há risco de temporal na Fronteira Oeste, e, de forma isolada, no Centro e no Litoral. O tempo fica firme na Campanha.Em Porto Alegre, podem ocorrer precipitações rápidas à tarde. A temperatura deve variar entre 15°C e 25°C. Na terça-feira, a mínima foi de 14°C e a máxima, de 28,4°C. Segundo a Somar Meteorologia, na quinta-feira, a chuva perde força no Estado. Na sexta-feira, o tempo volta a ficar firme no RS e com temperatura amena.
*ZERO HORA