Duas manifestações de estudantes que fazem ocupações em universidades causaram bloqueios na Avenida Ipiranga na manhã desta sexta-feira. Policiais do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da Brigada Militar (BM) utilizaram bombas de gás lacrimogêneo para liberar o trecho no cruzamento com a Rua Silva Só, no bairro Santana.
O trecho teve o trânsito desbloqueado por volta de 7h40min. Entretanto, o fluxo começou a normalizar cerca de meia hora depois. Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que faziam protesto no local são contrários à reforma do Ensino Médio e à Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do governo federal, que limita o crescimento de gastos da União à variação da inflação do ano anterior.
Leia mais
Sindicalistas tentam bloquear circulação de ônibus, mas são impedidos pela BM
Protesto interrompe circulação de ônibus em Rio Grande
Paralisação de categorias pode afetar serviços nesta sexta-feira
Em frente à Pontifícia Universidade Católica (PUC), um grupo de cerca de 40 alunos interrompeu o trânsito da Avenida Ipiranga próximo às 7h15min. Eles deixaram o local por volta de 7h25min. Não houve confronto com a BM.
O bloqueio causou congestionamento no sentido centro-bairro da Avenida Ipiranga, mas o trânsito já flui bem.
Outros protestos
Além disso, estudantes impediram a passagem de veículos na Avenida Bento Gonçalves, próximo ao Campus do Vale, da UFRGS, no começo da manhã, e sindicalistas tentaram barrar a saída de ônibus. Os coletivos circulam com atrasos. Os protestos fazem parte do Dia Nacional de Greve.