A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realiza nesta quinta (24) a primeira discussão do projeto de lei 21/2013, que determina as regras para criação de bairros na cidade. O texto foi proposto pelo vereador Jaison Barbosa (PDT) em 2013.
De acordo com o vereador, a intenção é determinar critérios para a nomenclatura e a criação de novos bairros. A última legislação sobre tema foi aprovada em 2008, após pedido do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na época, o órgão federal se preparava para o Censo de 2010 e precisava de uma definição atualizada da configuração da cidade. O texto elevou o número de bairros de 45 para os atuais 65.
O projeto de lei apresentado em 2013 propunha que os novos bairros deveriam ter entre 3 mil e 15 mil moradores e entre 600 e 3 mil casas, entre outras exigências. Ao longo dos três anos de tramitação, no entanto, foram apresentadas diversas emendas e substitutivos. A tendência é de que seja aprovado o texto da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, que não leva em conta a população ou o número de residências. A proposta prevê que um novo bairro deva ter no mínimo quatro loteamentos, equipamentos públicos para educação, saúde e lazer, além de centro comunitário e capela mortuária. A denominação dos bairros ocorrerá por meio de plebiscito ou assembleia realizada entre os moradores da área.
Caso seja aprovada, a nova lei criará as bases para a criação de bairros, mas não terá poder para regularizar as áreas individualmente. Dessa forma, cada bairro a ser criado precisará de uma lei específica. Uma emenda de Jaison Barbosa também prevê que bairros situados em bacias de captação sejam regulados por legislação específica.
Gaúcha
Câmara de Caxias discute novas regras para delimitação de bairros
Projeto de lei tramita na casa desde 2013
GZH faz parte do The Trust Project