1. Agentes da Força Nacional vão reforçar policiamento nas ruas
Os cerca de 150 membros da Força Nacional que devem chegar ao Rio Grande do Sul nos próximos dias irão reforçar o policiamento nas ruas. O governo estadual chegou a cogitar utilizar os agentes na guarda externa de presídios, mas mudou os planos à tarde. A Força Nacional foi acionada pelo governo em razão do aumento da criminalidade no Estado, que culminou, na quinta-feira, com a morte da assassinato da vendedora Cristine Fonseca Fagundes, de 44 anos, em frente ao Colégio Dom Bosco. Desde o início do ano passado, a necessidade de reforço das tropas nacionais foi discutida em pelo menos sete momentos.
2. Os bastidores da reunião que resultou na dispensa de Jacini
Horas depois do assassinato da representante comercial Cristine Fonseca Fagundes, a cúpula do governo estadual antecipou uma decisão que vinha sendo amadurecida nos últimos meses: trocar o comando da Secretaria da Segurança Pública. A iniciativa de dispensar o secretário Wantuir Jacini partiu do vice-governador José Paulo Cairoli, que insistiu na tese de que o governo precisava dar uma resposta à sociedade. Saiba como a cúpula do governo tomou a decisão.
3. Lula é indiciado por ocultar propriedade de triplex
Ex-presidente e sua esposa foram indiciados pela PF por corrupção e lavagem de dinheiro por aceitarem reforma feita por empreiteira investigada por desvios de dinheiro da Petrobras. Em nota, os advogados de Lula disseram repudiar o indiciamento e afirmaram que o inquérito "tem caráter e conotação políticos e é, de fato, peça de ficção".
4. Segundo dia de julgamento do impeachment tem novo bate-boca
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que se "arrepende muito" de ter protagonizado um bate-boca com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) no plenário da Casa nesta sexta-feira, segundo dia do julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Renan ressaltou, porém, que o comportamento provocativo dos senadores petistas pode prejudicar Dilma na votação da semana que vem. A bancada do PT no Senado distribuiu em plenário uma nota de solidariedade à Gleisi nesta tarde.
5. Sete em cada 10 alunas do 9º ano já beberam álcool no RS
O Rio Grande do Sul lidera uma triste estatística: a de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental que já experimentaram bebida alcoólica. No Estado, 68% dos estudantes que responderam à Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmaram já ter tomado álcool algumas vez na vida. A média brasileira é de 55,5%.
6. Expointer tem estrutura de cidade para receber visitantes
São esperadas mais de 500 mil pessoas nos nove dias da feira, que abre neste sábado, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
7. Jout Jout se tornou uma das vozes das mulheres no Brasil
Com vídeos curtinhos e sem muita frescura, gravados no quarto, na cozinha e até na área de serviço, Julia acumulou mais de 114 milhões de visualizações em seu canal no YouTube, o Jout Jout Prazer. Confira a entrevista com a youtuber.
8. Desafeto de diretor de "Aquarius" critica protesto em Cannes
O crítico Marcos Petrucelli se manifestou sobre a polêmica envolvendo o filme Aquarius e o júri que escolhe o candidato brasileiro ao Oscar. Em entrevista a ZH na abertura do 44º Festival de Cinema de Gramado, na noite desta sexta-feira, Petrucelli afirmou que a manifestação do elenco do filme em Cannes contra o governo de Michel Temer foi uma "bela estratégia para aparecer para o mundo".