O Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira (24) com abertura oficial às 17h, na Rua Coberta. O principal destaque desta noite é a entrega do Troféu Oscarito à atriz Sonia Braga, no Palácio dos Festivais, a partir das 19h. Também será exibido o filme Aquarius, protagonizado pela homenageada e dirigido por Kleber Mendonça Filho. A produção está fora de competição.
Até o próximo dia 3, serão 70 filmes em exibição. Competem 51 produções. São 27 concorrentes ao Kikito em três categorias: longas estrangeiros, longas brasileiros e curtas brasileiros. Os demais participam do Prêmio Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Curtas.
Além de Sônia Braga, neste ano, serão homenageados: a atriz argentina Cecilia Roth com o Kikito de Cristal, o ator Tony Ramos com o Troféu Cidade de Gramado, e José Mojica Marins, conhecido como Zé do Caixão, com o Troféu Eduardo Abelin.
A expectativa é que 200 mil turistas visitem Gramado até o encerramento da 44ª edição do Festival. Segundo o Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias, a ocupação da rede hoteleira está entre 90% e 95% nos finais de semana e entre 75% e 80% de segunda a quinta-feira.
Museu dos Festival
Todos esses visitantes poderão aproveitar uma nova atração de Gramado. Ocorre hoje à tarde a inauguração oficial do Museu do Festival de Cinema, às 15h. O espaço fica ao lado do Palácio dos Festivais, com vista panorâmica para o centro da cidade. Interativo, o museu tem capacidade para 2.800 visitantes por dia e tem o objetivo de preservar a trajetória do cinema no país.