O principal símbolo da Olimpíada tem chegada a Santa Maria prevista para ocorrer por volta das 17h desta terça-feira (5). A tocha olímpica tem um percurso de 12 quilômetros programado para a cidade, o maior entre os municípios gaúchos. Dos 61 nomes previstos para fazer a condução, 52 estão confirmados.
A tocha tem previsão de partir da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) às 17h17 e de concluir o trajeto de hoje por volta das 19h45, já na Gare da Viação Férrea. O evento na Gare deve começar às 16h e tem entrada gratuita. A programação inclui show de fogos de artifício e apresentações dos músicos Déborah Rosa e Pirisca Grecco, a dupla João Vitor e Márcio, DJs do projeto Chill Out e a banda Blue Spot. Além disso, os anéis olímpicos serão suspensos por um guindaste com bailarinos da Cia Sorriso com Arte.
O público será recepcionado por intervenções artísticas e pelos patrocinadores, que estarão no local fazendo brincadeiras e distribuindo brindes relacionados à Olimpíada. Quando a chama concluir o trajeto de hoje, uma réplica da tocha de cinco metros de altura será acesa.
O evento será acompanhado por um sistema de monitoramento. São 16 câmeras instaladas na Plataforma de Observação Elevada na Gare. Os equipamentos têm sensores térmicos capazes de realizar identificação pessoal, além de fazer a leitura de placas de automóveis a uma distância de até três quilômetros. Uma delegacia móvel será usada em um micro-ônibus adaptado para registro de ocorrências.
Ainda na Região Central do Estado, a chama passará, nesta quarta-feira, por São Sepé e Caçapava do Sul.