1. Sartori exonera quatro integrantes do primeiro e segundo escalões
Com a proximidade das eleições municipais, o governador José Ivo Sartori assinou, nesta quarta-feira, a exoneração de quatro pré-candidatos integrantes do primeiro e segundo escalões do governo. O prazo legal para a saída do cargo público é até esta quinta-feira, dia 2 de junho.
2. Porto Alegre tem ato contra a cultura do estupro
Um ato de repúdio à cultura do estupro e pelo fim da violência contra a mulher, ocorreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Organizada pelas redes sociais por vários coletivos feministas, a manifestação foi, majoritariamente, feita por mulheres, que erguiam cartazes com frases como "Eu não mereço ser estuprada", "Machismo mata" e "33 contra todas".
3. Cunha mentiu à CPI quando disse não ter conta no Exterior, afirma relator
O relator do processo por quebra de decoro contra o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Marcos Rogério (DEM-RO), disse, na leitura de seu relatório ao Conselho de Ética, em Brasília, que o parlamentar peemedebista mentiu à Casa, na CPI da Petrobras, quando disse não ter conta no Exterior.
4. Suspeito de estupro coletivo se entrega e nega, no Facebook, participação
O ex-cinegrafista Raphael Duarte Belo, de 41 anos, acusado de ter participado do estupro coletivo da adolescente de 16 anos no Rio, entregou-se na manhã desta quarta-feira à polícia. Em carta encaminhada ao perfil Jacarepaguá Notícias RJ, no Facebook, ele nega participação no estupro e pede desculpas por ter feito a foto ao lado da jovem nua.
5. PIB 0,3% no primeiro trimestre de 2016
O Produto Interno Bruto (PIB), medida da renda de bens e serviços produzidos no país, teve uma queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2016, conforme dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em vídeo, especialistas discutem o que esperar do futuro da economia brasileira.
6. Após ex-presidente da OAS inocentar Lula, delação trava na Lava-Jato, diz jornal
As negociações do acordo de delação de Léo Pinheiro, ex-presidente e sócio da OAS condenado a 16 anos de prisão, teriam travado devido à maneira como o empreiteiro narrou dois episódios que envolvem o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, Pinheiro declarou que as obras que a OAS fez no apartamento triplex do Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP) foram uma ação da empresa para agradar ao petista, e não contrapartidas a algum benefício que o grupo tenha recebido.
7. Dmae faz mudanças no tratamento da água de Porto Alegre para minimizar gosto e odor ruins
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está fazendo um monitoramento junto com a FEPAM, a Smam e o Instituto de Química da UFRGS para encontrar os fatores externos que estão causando gosto ruim e odor na água. Algumas providências já foram tomadas, como o aumento da dosagem de dióxido de cloro e o uso de carvão ativado, a fim de eliminar o desconforto para os consumidores.
8. PM usa bomba de gás e prende cinco em protesto de sem-teto no escritório da Presidência em São Paulo
Militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam, na tarde desta quarta-feira, a entrada do prédio onde funciona o escritório da Presidência da República, na Avenida Paulista, região central de São Paulo. De acordo com informações do portal G1, houve confusão quando a polícia tentou prender um manifestante. A PM usou bombas de gás para dispersar a multidão e uma guarita móvel foi derrubada na via.
9. Por que a gasolina é tão cara no Brasil?
Além de uma breve aliviada no bolso dos motoristas, o Dia da Liberdade de Impostos, ação que ocorreu nesta quarta-feira em diversas cidades do país, ajudou também os consumidores a entender um pouco melhor sobre o que pagam quando abastecem seus veículos. Com mais de 35% do valor em impostos, preço do combustível é composto ainda por outros três itens.
10. RS tem mais de 300 vagas abertas em concursos
O Estado tem mais de 300 vagas abertas para concursos nesta quarta-feira. Somente na prefeitura de Sapiranga, são 295 colocações. Confira as outras vagas.
11. Marilyn Monroe completaria 90 anos hoje
Marilyn Monroe nasceu no dia 1º de junho de 1926, em Los Angeles, Califórnia. Isso significa que, se ainda estivesse vida, a atriz e modelo estaria completando 90 anos.Veja 4 lições que podemos aprender com Marilyn.