Supermercados de Santa Maria estimam em 3% a queda nas vendas em maio em relação ao mesmo mês no ano passado. É o segundo mês seguido com índice negativo desde que a crise econômica se estabeleceu, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
Supermercados cogitam voltar a abrir em um domingo por mês
A abrangência da Agas envolve 30 estabelecimentos de pequeno e médio porte do município. Apesar de a crise vir aumentando desde o ano passado, o começo de 2016 ainda foi positivo, com um crescimento de vendas de 1,5% no primeiro trimestre. Em abril, houve a primeira queda, com - 1,3%.
Quilo da carne varia até 200% em nove supermercados de Santa Maria
Segundo Gilberto Cremonese, diretor local da Agas, o setor ainda consegue evitar demissões, mas sente o impacto de maio, que é considerado pior mês dos últimos dez anos. Além da crise, ele atribui a queda ao fato de que maio teve dois feriados em dias úteis.
Cada vez mais, os consumidores mostram alteração no comportamento devido à má fase econômica. Marcas e produtos mais caros têm perdido espaço para outros mais acessíveis. Cremonese destaca a troca da carne bovina por frango e porco. No entanto, a expectativa é de que mesmo os setores suíno e aviário sofrerão impacto devido à elevação no preço das rações, causada pelo aumento dos preços do milho e da soja.