1. Gilmar Mendes autoriza segunda investigação sobre Aécio Neves
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes autorizou, nesta segunda-feira, a abertura de um segundo inquérito para investigar o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), sobre uma suposta manobra para tirar da CPI dos Correios, em 2005, informações sobre o mensalão mineiro, quando era governador de Minas Gerais.
2. Porto Alegre vai ter frio intenso e pode registrar geada nesta terça
Prepare-se para enfrentar temperaturas extremamente baixas em Porto Alegre nesta terça-feira. De acordo com o Metroclima, a Capital deve registrar temperatura mínima entre 4°C e 6°C na madrugada desta terça, e pode haver geada fraca em bairros do Sul e do Leste. As máximas à tarde ficam em torno de 13°C e 15°C.
3. Vacinação contra a gripe será liberada a toda a população na Capital
A Secretaria de Saúde de Porto Alegre irá estender a vacinação contra a gripe para toda a população a partir das 8h desta terça-feira. Cerca de cem unidades de saúde da Capital estarão aptas a fornecer as doses remanescentes da campanha.
4. Concorrente do Uber, WillGo deve começar a operar em Porto Alegre na terça-feira
Principal concorrente do Uber no mundo, o aplicativo WillGo deve começar a operar nesta terça-feira em Porto Alegre. O serviço é prestado por uma startup indiana e também vai funcionar em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Assim como o Uber, o WillGo oferece diversos tipos de veículos, como populares, sedans, carros blindados e SUV's. Além disso, há um serviço de moto para entrega de documentos e objetos, Os preços variam conforme a categoria.
5. Homem flagrado assaltando aluno perto da UFRGS já foi preso 39 vezes
O homem que foi flagrado por uma equipe de televisão do SBT assaltando um aluno próximo à UFRGS, na área central de Porto Alegre, no dia em que estudantes instalaram um "assaltômetro", foi preso e solto duas vezes em menos de 20 horas neste fim de semana. No entanto, a ficha criminal dele é ainda mais extensa ainda: 39 detenções por diversos motivos, segundo o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcus Vinícius Gonçalves.
6. Comissão recua, e impeachment deve terminar em agosto
O presidente da comissão do impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), voltou atrás da decisão de reduzir o rito do processo em 20 dias. Com a decisão desta segunda-feira, os prazos propostos pelo relator estão mantidos. Os pronunciamentos escritos da acusação deverão ser entregues entre o dia 21 de junho e 5 de julho. Já a defesa se pronunciará entre os dias 6 e 21 de julho. Com isso, segundo o planejamento de Anastasia, a primeira votação no plenário do Senado deve ocorrer nos dias 1º e 2 de agosto.
7. Temer decide manter ministro do Turismo e advogado-geral da União nos cargos
Após conversar com o ministro da Advocacia-Geral da União, Fábio Medina Osório, nesta segunda-feira, o presidente interino Michel Temer decidiu mantê-lo no cargo. Nas duas últimas semanas, o governo sofreu duas baixas com as saídas de Romero Jucá (Planejamento) e de Fabiano Silveira (Transparência). O receio de ampliar o desgaste e gerar mais uma nova turbulência acabou beneficiando os titulares de pastas envolvidos em polêmicas. Além de Osório, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e a secretária das Mulheres, Fátima Pelaes permanecerão nos cargos.
8. Confira as mais de 700 vagas abertas em concursos no RS
A semana começa com 732 vagas abertas em concursos no Rio Grande do Sul. Prefeituras do Interior e universidades concentram a maioria das colocações. Confira as vagas: