1. Dilma participa de atos em Porto Alegre nesta sexta-feira
A presidente afastada Dilma Rousseff deve desembarcar em Porto Alegre ainda nesta quinta-feira para participar de dois atos organizados por apoiadores na sexta. Dilma estará no lançamento de um livro que reúne artigos sobre o "golpe", a partir das 16h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa e depois irá para a Esquina Democrática, onde ocorre uma atividade promovida pela Frente Brasil Popular, "em defesa da democracia e contra o golpe".
2.Diretores de 10 presídios do RS pedem demissão coletiva
Diretores de 10 presídios gaúchos pediram demissão em carta coletiva entregue na tarde desta quinta-feira à Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe). O documento apresenta como justificativa para o pedido a "inviabilidade total de gestão", ocasionada pela falta de recursos – humanos, materiais e financeiros – e que extrapola os "limites legais e racionais de segurança". A Susepe ainda não se manifestou sobre o assunto.
3. Polícia confirma cinco pessoas da mesma família mortas em uma casa em Porto Alegre
Cinco pessoas de uma mesma família – idosa, casal de filhos e dois netos– foram encontradas mortas dentro de uma residência no bairro Jardim Itu-Sabará, em Porto Alegre, nesta quinta-feira. Um bebê, de cerca de um mês de vida, que estava desaparecido, foi encontrado pela polícia somente após uma busca na residência. Ele estava debaixo do corpo da mãe.
4. Soldado de Uruguaiana quer ser o 1º homossexual a se casar de farda no RS
Um soldado da Brigada Militar de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, quer ser o primeiro homossexual a se casar de farda no Rio Grande do Sul. O casamento do soldado Miguel Martins, 29 anos, com o modelo Diego Souza, 21 anos, está marcado para o dia 23 de dezembro deste ano.
5. Queijo estragado era revendido no Estado, aponta investigação
Fabricantes e distribuidores de queijo foram alvos da 3ª fase da Operação Queijo Compensado, deflagrada pelo Ministério Público (MP) nesta quinta-feira em Porto Alegre e outras seis cidades do norte, noroeste, serra e Região Metropolitana do Estado. Conforme as investigações, os empresários recolocavam no mercado queijos estragados, mofados e com data de validade vencida, contendo, inclusive, coliformes fecais e contaminados por bactérias da espécie staphylococcus (responsáveis pela formação de coágulos no sangue e infecções).
6. Relator rejeita inclusão de áudios de ex-presidente da Transpetro no processo de impeachment
O relator da comissão do impeachment do Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), rejeitou a inclusão no processo de gravações realizadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, envolvendo José Sarney e Romero Jucá. O pedido foi feito pela defesa da presidente afastada Dilma Rousseff na noite de quarta-feira. Em outra decisão desta quinta, o presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), acatou questão de ordem que encurta o cronograma do processo na Casa. Com a mudança, o fim do processo deve ocorrer no dia 12 de julho, e não no início de agosto, como estava previsto.
7. Delegada pede soltura de jogador de futebol e prisão de dois outros suspeitos de estupro no Rio
A delegada Cristiana Bento, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima do Rio de Janeiro, pediu à Justiça a soltura de Lucas Perdomo Duarte Santos, jogador de futebol do Boavista preso na última segunda-feira sob acusação de participar do estupro coletivo a uma adolescente de 16 anos, em uma favela da zona oeste do Rio.
– Não vejo indícios para mantê-lo preso. Isso não quer dizer que ele seja inocente ou não tenha nenhuma participação no crime, mas se tornou desnecessário mantê-lo preso – diz a delegada.
8. Prince morreu por overdose de analgésicos, afirma médico legista
Prince morreu de overdose acidental de analgésicos, revelou a perícia médica de Minnesota. O cantor de 57 anos morreu no dia 21 de abril devido a um acidente causado por auto-medicação com fentanil, um poderoso opiáceo usado para aliviar dores.
9. Enchentes atingem partes de França, Alemanha e Bélgica e matam pelo menos 6
Fortes chuvas inundaram regiões na França, na Alemanha e na Bélgica nesta semana, mataram pelo menos seis pessoas e deixaram milhares de pessoas presas em suas casas ou carros. A cheia em rios atingiu desde áreas de Paris até o Estado da Baviera, no sul alemão.
10. Suíça poderá tornar realidade o sonho de receber sem trabalhar
A ação prevê a arrecadação de fundos na internet para pagar 2,5 mil francos suíços (US$ 2.533 dólares ou cerca de R$ 9 mil) ao mês durante um ano a uma pessoa escolhida por sorteio, no qual Carole, formada em etnologia, foi a primeira ganhadora. A iniciativa será votada no domingo.