O ex-servidor da prefeitura de Restinga Seca, na Região Central, Sérgio Kurt Martin foi condenado pela Justiça e terá que devolver R$ 18 mil aos cofres públicos. Ele foi condenado por desvio de dinheiro entre 2006 e 2011.
Segundo a Justiça de Restinga Seca, o ex-servidor, que foi processado 30 vezes por peculato, se apropriava de valores que deveriam ser recolhidos aos cofres públicos, como taxas e tributos municipais. De acordo com o Ministério Público, eram feitas diversas manobras junto ao sistema gerador de dívida ativa. Ele incluía no sistema, por exemplo, o cancelamento de débitos ou parcelamento sem que o devedor soubesse, e se apropriava do valor pago. Em outras situações, o servidor também emitiu a guia de pagamento, efetuou o estorno e depois cancelou o débito.
A prisão preventiva dele chegou a ser decretada em maio de 2015, quando a Justiça tomou conhecimento de que ele havia se mudado para Mato Grosso. A reportagem não conseguiu contato com ele. Na decisão do dia 10 da Justiça, Martin também deve os direitos políticos suspensos por oito anos e foi proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais por 10 anos. Ele também terá que pagar multa. Ainda cabe recurso.