A Cavalgada Solidária realizada no último fim de semana em Santa Maria arrecadou mais de 3 mil peças de roupas. A contagem começou na noite dessa segunda-feira (27) e ainda não foi encerrada. A estimativa é de que a ação totalize 3.500 itens.
A ação foi realizada pelo Centro de Tradições Folclóricas Os Nativos. Pelo menos 25 cavaleiros partiram do bairro Santa Marta durante a tarde de domingo, junto com prendas, e passaram por cinco áreas de Santa Maria, entre bairros e vilas. Durante quase duas horas e meia eles pediram o apoio de moradores. Um caminhão de som e carros de apoio ajudaram a mobilizar e a recolher as doações.
Depois de feito o recolhimento dos donativos, o trabalho envolve uma triagem, com lavagem – quando necessário – e separação das roupas em kits, compostos por peças, blusas e calças do mesmo tamanho.
Além das roupas, foram arrecadados colchões e cobertores. Segundo Dalila Rejane Aquino dos Santos, diretora cultural do CTF, a arrecadação superou a do ano passado. Esses itens serão distribuídos no próximo fim de semana a comunidades carentes selecionadas em Santa Maria.