1. Ministro da Transparência deixa o cargo após revelação de gravações
Depois de Romero Jucá, o segundo ministro da era Temer caiu nesta segunda-feira. Depois da revelação de gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, vai deixar o cargo. À tarde, o presidente interino chegou a decidir pela manutenção temporária de Silveira, fazendo com que chefes regionais da pasta entregassem seus cargos em protesto.
2. Dois suspeitos de participar de estupro no Rio de Janeiro são presos
Raí de Souza, 22 anos, e Lucas Perdomo Duarte Santos, 20 anos, dois dos seis suspeitos já identificados de participar do estupro de uma jovem no Rio de Janeiro, foram presos nesta segunda-feira à tarde. Após a polícia dizer que o laudo não aponta sinais de violência na jovem, a delegada Cristiana Bento, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítima (DCAV), responsável pelas investigações, afirmou estar convicta de que o crime ocorreu e destacou que a investigação está focada em identificar quantas pessoas estão envolvidas no fato.
3. Vieira da Cunha comunica vice-prefeito que será candidato à prefeitura de Porto Alegre
O secretário estadual da Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, comunicou ao vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que será candidato à prefeitura. Vieira da Cunha não negou a conversa, mas disse que só falaria sobre o tema após uma conversa com o governador do Estado - o que deve ocorrer na terça ou na quarta-feira. Nesta segunda, representantes do PHS, PSB, PSD e PPS entregaram documento ao vice-prefeito comunicando o apoio a sua pré-candidatura à prefeitura da Capital.
4. PDT expulsa Giovani Cherini por voto a favor do impeachment
O PDT decidiu expulsar o deputado Giovani Cherini pelo voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Líder da bancada gaúcha, deputado federal do partido mais votado no Estado, Cherini considera uma "injustiça" ter sido expulso em razão do voto. A decisão foi tomada pelo diretório nacional do PDT nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.
5. Novos PMs chamados para curso devem policiar ruas em setembro
Após uma breve solenidade na manhã desta segunda-feira, 222 novos policiais militares iniciaram o curso de formação da Brigada Militar. Segundo o comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira, diante da falta de efetivo e do aumento da criminalidade, os novos policiais terão um "intensivo". Com a aceleração das aulas, a BM pretende que os alunos iniciem a prática de policiamento, com a supervisão de PMs experientes, dentro de três meses e a formação se dê até o fim de dezembro, totalizando sete meses.
6. Alunos de escolas ocupadas prometem "trancaço" de ruas na terça-feira
Estudantes de escolas ocupadas acertaram a realização de um "trancaço" de ruas de Porto Alegre e cidades do Interior nesta terça-feira, às 7h30min. Planejam bloquear avenidas próximas às suas escola para chamar a atenção às reivindicações. Eles também entregarão na próxima quinta-feira suas reivindicações às Coordenadorias Regionais de Educação, ligadas à Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEC).
7. Beber vinho antes de dormir ajuda na perda de peso
Com o frio dos últimos dias, o vinho começa a fazer ainda mais parte do nosso cardápio. E já está mais do que comprovado que uma quantidade moderada da bebida traz benefícios para a saúde. Agora, é sabido, também, que consumir vinho antes de dormir pode ajudar na perda de peso.
8. A incrível história do parque eólico destruído pelo vento e pela incúria
Quase um ano e meio depois, o diagnóstico de fontes próximas dos investidores é de que os parques eólicos Cerro Chato 5, 6, 7 e Cerro dos Trindade, em Santana do Livramento, destruído por uma microexplosão em dezembro de 2014, estão inviabilizados. Leia mais na coluna de Marta Sfredo.