O Grupo RBS comunicou, nesta segunda-feira à tarde, o fechamento de um acordo com os empresários Lírio Parisotto, Carlos Sanchez e outros investidores para a venda das operações de televisão, rádio e jornal que atuam sob a marca RBS em Santa Catarina. O anúncio, feito em reunião com os colaboradores na sede da empresa em Florianópolis, foi transmitido em videoconferência para todas as áreas da organização no Estado. Embora o valor não tenha sido divulgado, o negócio é considerado um dos maiores no setor de mídia nos últimos anos no Brasil. A conclusão do negócio aguarda aprovação dos órgãos reguladores.
O presidente do Grupo RBS e do Conselho de Administração, Eduardo Sirotsky Melzer, explicou que a venda das operações catarinenses foi uma decisão harmônica das três gerações de acionistas a partir de uma excelente oportunidade de negócio que se viabilizou no final do ano passado.
– Há muitos anos vínhamos sendo procurados por diferentes grupos com interesse em adquirir nossas operações de mídia em Santa Catarina – observou.
Uma Carta Aberta aos catarinenses foi divulgada logo depois do anúncio e estará nesta terça-feira na capa dos jornais da RBS em Florianópolis, Blumenau e Joinville. Na carta, o Grupo RBS manifesta seu reconhecimento e gratidão ao apoio do público, dos clientes e agências de publicidade, além da dedicação de todos os colaboradores ao longo de quase 37 anos.
As mais de três décadas e meia de relacionamento da RBS com Santa Catarina também foram lembradas pelo conselheiro da RBS Nelson Sirotsky, que liderou a instalação da empresa no Estado vizinho.
– Estivemos juntos nas bandeiras pelo desenvolvimento do Estado, como na duplicação da BR-101, enfrentamos momentos difíceis, como as enchentes que devastaram Santa Catarina, e celebramos bons momentos, como os shows dos 50 anos de carreira de Roberto Carlos e do beatle Paul McCartney. Agora, um novo ciclo se inicia, e desejamos que seja tão positivo quanto o anterior – afirmou Nelson Sirotsky.
Membro da primeira geração de acionistas, Jayme Sirotsky reforçou que a RBS concentrará suas atenções no Estado onde nasceu.
– A RBS surgiu aqui há quase 60 anos e, fiel a seus valores, sempre seguirá procurando atender as expectativas das comunidades gaúchas por meio de um jornalismo independente e de alta qualidade – salientou.
Em todas as suas manifestações, os representantes das três gerações de acionistas da RBS reafirmaram sua convicção no futuro do negócio e no propósito da empresa de levar ao público conteúdos que gerem impacto positivo na sociedade.
– Temos uma visão muito clara do nosso propósito, que é produzir jornalismo e entretenimento que transformem para melhor a vida das pessoas. A RBS é uma empresa sólida, com um propósito claro. As operações do Rio Grande do Sul não estão à venda – afirmou o presidente da RBS.
Além dos empreendimentos em comunicação, a RBS é proprietária da e.Bricks, empresa de investimentos digitais com presença no Brasil e nos Estados Unidos.