Está dando o que falar nas redes sociais uma publicação sobre uma abordagem da fiscalização municipal em um artista, que é muito conhecido no Calçadão, o "palhaço Biscoitão". Uma pessoa que passava pelo local, registrou o fato e publicou um post no Facebook, que até as 11h30min desta quarta-feira, teve mais de 2 mil curtidas e mais 100 compartilhamentos. A maioria dos comentários repudiava a ação dos fiscais da prefeitura.
Fiscalização proíbe músicos de se apresentarem no Calçadão
Há duas versões diferentes sobre o fato que ocorreu na última terça-feira. Segundo o secretário adjunto de Comunicação da prefeitura, Luiz Otávio Prates, a fiscalização recebeu a denúncia de que o palhaço estava vendendo balões e fez o seu trabalho, assim como faz com qualquer ambulante que for flagrado vendendo qualquer tipo de produto na região central. Conforme Prates, o próprio "Biscoitão" teria procurado a prefeitura para pedir informações sobre como legalizar a atividade.
15 ambulantes são notificados a deixar de vender nas ruas da cidade
- Na sexta-feira, ele esteve no setor de fiscalização e entregaram para ele uma cópia do decreto que proíbe a venda de qualquer tipo de produto na rua - diz Prates.
Lizandro Souto, que trabalha há 23 anos como palhaço, afirma que não vende os balões, mas aceita contribuições espontâneas dos pais das crianças agraciadas. Ele frequenta o Calçadão com seus balões há pelo menos cinco anos.
- Os fiscais disseram eu não poderia comercializar produtos na Praça Saldanha Marinho, de acordo com a lei. Mas eu não vendo os balões. Os distribuo e quem quer pode fazer contribuição espontânea com qualquer valor - contou o artista à reportagem do Diário.
Segundo Prates, os fiscais apenas cumpriram a lei fizeram o trabalho deles:
_ A ação foi feita com respeito e sem alarde. Apenas pediram para ele parar de vender balões ali, de forma educada e em cumprimento da lei. Se for apenas distribuição e não venda, pode.
Na postagem, vários internautas se manifestaram sobre o assunto.
- Trabalhamos o dia todo, temos dias estressantes, vivemos sob pressão e, pelo que parece, não podemos sequer assistir a um simples ato que muda a nossa rotina! - escreveu uma internauta.
Após a abordagem, contrariado, o palhaço "Biscoitão" estourou todos os balões e saiu da Praça Saldanha Marinho.