Os 18 quilômetros da RSC-453 entre Farroupilha e Garibaldi (Trevo da Telasul) são considerados pela polícia rodoviária o pior trecho da rodovia. Do início deste ano até a última quarta-feira, dia 7 de outubro, foram 107 acidentes e duas mortes. O número significa um terço do registrado em toda a rodovia na Serra: da Telasul até Aratinga, onde começa a ERS-486, passando pelos trechos urbanos de Caxias, são 315 ocorrências.
Na visão do capitão Evandro José Flores, comandante da 1ª Companhia Rodoviária, as más condições da rodovia e a pista simples na maior parte da extensão não podem ser consideradas as únicas responsáveis pelo alto índice. A imprudência dos condutores também contribui:
- Estar em plenas condições não significa evitar acidentes, nem o fato de estar em condições precárias vai ser um provocador de acidentes. Não estou defendendo as rodovias em más condições, pelo contrário - argumenta.
Para o arquiteto e urbanista Carlos Eduardo Mesquita Pedone, que coordena grupos de discussão com estudantes sobre alternativas para as estradas da região, o traçado da rodovia é bom - o problema é a falta de manutenção. Diante das dificuldades financeiras do governo do Estado, ele entende que a instalação de pedágio seria alternativa. Para Pedone, a duplicação é fundamental. O projeto de construção do trecho é anterior à década de 1970, segundo Nelson Sbabo, da CIC.
- Não que a gente queira a volta do pedágio, mas a concessão passa a ser uma alternativa para ter uma rodovia viável ou duplicada - acredita Pedone.
Serra Imobilizada
Trecho entre Farroupilha e Garibaldi registra um terço dos acidentes de toda a RSC-453
São apenas 18 quilômetros, considerados pela polícia rodoviário como os piores da rodovia
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