Na manhã desta terça-feira, representantes de pelo menos 12 municípios estiveram reunidos, em Santa Maria, com o secretário dos Transportes Pedro Westphalen, diretores do Daer e representantes da Defesa Civil para discutir as próximas ações diante dos estragos das chuvas. No Coração do Rio Grande, a prevenção se resume à compra de lonas e de outros materiais e à limpeza de entulhos.
Veja como estão as rodovias da Região Central
- É preciso decidir sobre medidas preventivas para que o problema não se repita. Os modelos municipal, estadual e federal em relação à prevenção de enchentes são falhos - afirmou o secretário Pedro Westphalen.
Saiba como ajudar as famílias que foram atingidas pela chuva em Santa Maria e região
Na região, seis cidades já decretaram situação de emergência, o que aponta a fragilidade dos municípios diante da chegada de um novo temporal. A maior dificuldade é apontada é em relação às ações de prevenção.
Meteorologia alerta para nova chuvarada no RS nesta semana
- A perspectiva é ruim, e vamos ter que trabalhar em cima dos problemas que já temos e que podem se agravar. Estamos resolvendo os problemas emergenciais. Só depois que passar vamos ver o que poderá ser feito em relação a planos e ações de prevenção - afirmou o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, major Gerson Freitas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Conade) recebe as previsões de diversos institutos de meteorologia, analisa os dados e emite o alerta para os Estados com dois dias de antecedência. Os Estados repassam os alertas no mesmo dia aos municípios.
Cabe à Defesa Civil Municipal avisar a população de áreas de risco e os órgãos envolvidos para que fiquem em alerta, caso seja necessário remover pessoas de forma ágil e rápida. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adelar Vargas, na noite desta segunda-feira, o órgão recebeu a previsão de chuva de pelo menos 150mm a partir desta quarta na cidade.
Segundo ele, há 50 toneladas de lixo na rua após a chuva. De forma preventiva, uma força-tarefa foi montada pela prefeitura para que o acumulado seja retirado das vias antes de um novo temporal. Além disso, cerca de 50 mil metros de lona, 1,6 mil folhas de amianto, capas de chuva, botas e cordas foram comprados, segundo a prefeitura. O Ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM) e os ginásios das escolas também estão prontos para, se necessário, receber as famílias das áreas de risco.
A orientação da Defesa Civil municipal e da prefeitura é que, em caso de emergência, a população entre em contato com a Central Telefônica da Guarda Municipal pelo número 153.
Para não agravar a situação
Sem plano de prevenção contra a chuva, prefeitura de Santa Maria compra lonas e faz limpeza de entulhos
Na região, seis cidades já decretaram situação de emergência, o que aponta a fragilidade dos municípios diante da chegada de um novo temporal
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: