Um prato de sopa pode ajudar a aquecer o corpo no inverno, a saciar a fome e também pode ser um gesto de acolhimento. Motivados a fazer a sua parte, um grupo de amigos se uniu para distribuir solidariedade nas noites frias deste inverno. Eles se reúnem uma vez por semana para fazer um sopão e, depois, saem para distribuí-lo para as pessoas pobres na Praça Saldanha Marinho, no centro de Santa Maria.
O gesto ocorreu na última quarta-feira, pela segunda vez, e deve se repetir nas próximas quartas, sempre das 18h30min às 20h. Os amigos - cerca de 15 pessoas - não buscam promoção. Eles não procuram reconhecimento. Não querem aparecer em fotos ou ter os nomes divulgados. Apenas usam uma rede social para agradecer pelas doações que recebem e para angariar novos colaboradores para a iniciativa.
- Queríamos ajudar de alguma forma. Vimos que havia grupos desenvolvendo outras ações e resolvemos fazer um sopão. A praça é um ponto de passagem de muita gente. Muitos catadores cruzam por ali antes de irem para suas casas, e também tem os cuidadores de carros.
O sopão tem ajudado muita gente - foram servidas 50 embalagens térmicas com cerca de 700ml cada em cada uma das duas edições -, mas pode ajudar ainda mais se você colaborar. Os donativos, que podem ser ingredientes ou embalagens, de quem se disponibiliza a contribuir são arrecadados em dois pontos em horário comercial: a Loja Santa Inconstância, na Rua Alberto Pasqualini, 14, no Centro, e a Morgana Imóveis, na Rua Imbé, 200, no bairro Medianeira. Na quarta-feira que vem tem mais.