Os cursos de Farmácia e Filosofia da UFRGS conquistaram lugar entre os 100 melhores do mundo, cada um na sua área, segundo o ranking do Instituto QS Top Universities. O site divulga as posições das primeiras 50 da lista. As faculdades da UFRGS aparecem entre 51-100.
Aos 80 anos, UFRGS foca em internacionalização, expansão da estrutura e ampliação das cotas
UFRGS é a quinta universidade brasileira melhor colocada em ranking mundial
O ranking, muito respeitado pelo meio acadêmico, leva em conta alguns indicativos como: a reputação da universidade entre acadêmicos, a qualificação do corpo docente e o número de pesquisas citadas em publicações de referência e outros.
O diretor da Faculdade de Farmácia José Angelo Zuanazzi ficou feliz e surpreso com a repercussão da conquista:
- É o reflexo de um trabalho consolidado. Nossos professores têm doutorado em áreas vitais para a faculdade, além de nossa pesquisa ter inserção internacional.
Segundo o diretor, estar no ranking é uma forma de valorizar tanto a Faculdade de Fármacia quanto a de Filosofia, cursos não tão visados socialmente.
A diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, Soraya Côrtes, concorda com o colega e afirma que o reconhecimento do ranking é consequência da internacionalização do curso:
- Estamos muito felizes. A Filosofia é um curso de excelência. Nossos docentes tem formação de ponta com inserções em redes de pesquisas internacionais além de publicaram pesquisas com alto nível de qualidade. Nossos alunos geralmente se transformam em professores de outros cursos de pós-gradução do Brasil.
A QS é uma publicação britânica que faz avaliações periódicas de universidades no mundo inteiro. A UFRGS ocupa o 10º lugar no ranking de universidades da América Latina.