Dois dos oito passageiros que sobreviveram ao acidente com um ônibus na Serra Dona Francisca, em Joinville, foram ouvidos pela Polícia Civil nesta segunda-feira. O veículo despencou de uma ribanceira de 20 metros em relação à estrada, deixando deixando 51 mortos na madrugada de sábado.
Embora ambas as vítimas tenham corroborado a versão de que tenha faltado freio segundos antes do acidente, o delegado Brasil Guarani, da Delegacia de Delitos de Trânsito de Joinville, afirma que "apenas os laudos mais precisos poderão confirmar as causas" da tragédia.
Segundo Guarani, que conduz o inquérito, a polícia aguarda melhoras para conversar com os demais seis passageiros. Alguns deles ainda estão em hospitalizados e gravemente feridos, e é preciso esperar que recebam alta para coletar a versão deles.
- Entramos em contato diariamente com os hospitais em que os passageiros estão para acompanhar qualquer mudança no estado deles - explica Guarani.
Outros laudos, como a perícia feita no local e no próprio veículo, também podem afetar a investigação. O Instituto Geral de Perícias (IGP) esteve no local na tarde após o acidente. Exames no corpo do motorista Cérgio Antônio da Costa também podem apontar um possível mal súbito ou embriaguez, por exemplo.
Segundo nota do Governo de SC, a equipe de aproximadamente 200 profissionais trabalhou em conjunto até a liberação do último corpo do IML de Joinville, às 12h30min desta segunda-feira. Uma força-tarefa que incluiu de legistas a veículos para o transporte dos corpos permitiu ao IML identificar 50 pessoas em 12 horas.
O ônibus da companhia Costa & Mar Turismo foi retirado da ribanceira na noite de domingo, por volta das 23h, e está no pátio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Campo Alegre, onde ficará retido até a realização da perícia.
Às 21h15min desta segunda, seis passageiros continuavam internados em hospitais catarinenses - entre eles uma criança de um ano e nove meses, que está em estado grave.
Veículo não podia trafegar em SC
A empresa Costa & Mar Turismo teria cometido diversas irregularidades, desde a escolha da rota até o veículo escolhido para a viagem.
As informações são da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que regula o transporte naquele Estado. A secretaria de Segurança Pública do Paraná está investigando o caso.
Segundo o pedido de fretamento turístico pedido pela empresa ao DER no último dia 13 de março, o veículo utilizado seria um modelo diferente do que despencou na ribanceira na Serra Dona Francisca.
Em nota, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) comunicou que a empresa não tinha autorização do órgão federal para a realização da viagem.
Lista dos 51 óbitos registrados pelo IML:
1. Agata Mirella
2. Alan P. Schneider
3. Alexo de Lima Zenere (Dona Helena)
4. Anderson Celis Junior
5. André Luiz Carvalho
6. Assinara A de Oliveira
7. Camile Araújo Sieves
8. Carlos Alberto de Almeida
9. Cérgio Antonio da Costa (motorista)
10. Conrado Schier Filho
11. Dalton Ribeiro
12. Darci Crespo Linhares
13. Deornirce Margarete Fontana Lima
14. Eloina dos Santos de Almeida
15. Flávio Ribeiro
16. Gustavo Felipe Serafim Aquino
17. Hildo L. de Souza
18. Idelzina A. P. Aguiar
19. Janaina Darcley Ribeiro de Lima
20. João Antônio M. Soares
21. Julian Siqueira Maciel
22. Katelyn V. de Souza Ramos
23. Lariana Regina Vieira
24. Lenice Aparecida Miranda
25. Lucélia Soares
26. Luara Lorraine Siqueira Maciel
27. Luiz Cesar Araújo
28. Marcia Regiane Ramos
29. Maria Anisia Kutianski Agostini
30. Maria Delurde Schier
31. Mariza Pinto
32. Marise Antunes da Conceição Schier
33. Marli Terezinha Ribeiro
34. Mateus Costa
35. Melissa Jane Da Silva
36. Osvaldir Silves
37. Rafaeli Baumann
38. Rejane de Fátima Araújo
39. Renan R. Chrisostemo
40. Renan Araújo
41. Ricardo Araújo
42. Roseli Chrisostemo
43. Sandra Jiliane Costa
44. Selma Carolina Schneider
45. Sônia Regina Vieira
46. Tereza Fernandes de Lima
47. Terezinha D. Carvalho
48. Thiago Roberto Barbosa
49. Wesley Araujo Sieves
50. Glório Podstawka
51. Anderson Celis, de 46 anos