Os 1,2 militares que estão concentrados desde semana passada em Santa Maria iniciaram nessa segunda-feira (20), nova fase do treinamento para a missão de paz no Haiti. Ao todo, são 888 militares do Exército Brasileiro, 244 da Marinha do Brasil, 34 da Força Aérea Brasileira, 31 do Exército do Paraguai, 2 oficiais do Canadá e 1 do Exército Peruano.
De acordo com o Tenente-Coronel Fabiano Augusto Cunha da Silva, responsável pela comunicação social do 21º Batalhão de Infantaria de Força de Paz, esta etapa é composta de 13 oficinas, voltadas à instruções coletivas e específicas. Elas foram planejadas a partir de boletins dos incidentes de maior frequência no país caribenho. Entre situações reais que serão simuladas, estão a segurança nas eleições, atividades lúdicas em escolas locais e o patrulhamento de campos de deslocados de terremoto.
A etapa anterior, encerrada na semana passada, contou com instruções básicas, voltadas à integração e coesão dos pelotões. O embarque das tropas inicia no dia 13 de novembro, e será feito em sete etapas. Os militares permanecerão no Haiti de 4 de dezembro até 4 de junho de 2015. Esta missão de paz acontece há dez anos e a cada seis meses ocorre um rodízio de contingentes.